Saiba como usar as notas individuais do Enem 2025

Minas Gerais
Por -27/10/2025, às 14H11outubro 27th, 2025
Divulgação/Tânia Rêgo

Resultado previsto para janeiro de 2026 permite ingresso em ensino superior, certificação e outras oportunidades

Com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados para o Enem 2025, o exame será realizado nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), no entanto, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção‑Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30).
Depois da divulgação dos resultados individuais (com previsão para janeiro de 2026), os participantes poderão usar suas notas em diferentes frentes: ingresso em universidades públicas por meio de programas federais, bolsas em instituições privadas, certificação do ensino médio, ou mesmo participação em seleções em Portugal.

Ingresso no Ensino Superior

As notas do Enem são a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Elas podem ser utilizadas para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No Sisu, por exemplo, a seleção se baseia na média das notas do Enem e nas vagas disponibilizadas por curso e modalidade. A novidade para 2026 é que o edital permitirá o uso das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) para participar do processo.
No Prouni, é necessário ter nota média acima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e nota acima de zero na redação. Bolsas integrais (100 %) e parciais (50 %) são oferecidas por instituições privadas.
Quanto ao Fies, é preciso também ter feito o Enem, com nota média mínima definida, não ter zerado redação, e cumprir os requisitos de renda familiar. O Fies Social reserva parte das vagas para estudantes de renda mais baixa.

Outras formas de aproveitar a nota

Além das seleções principais, as notas individuais do Enem podem ser usadas para:

A certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência exigindo pelo menos 18 anos, nota mínima de 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.

Ingresso em instituições portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitar notas do Enem.

A participação como “treineiro”, ou seja, para autoavaliação de estudantes que ainda não concluíram o ensino médio porém essa modalidade não permite uso da nota para Sisu/Prouni como candidato regular.