Resultado previsto para janeiro de 2026 permite ingresso em ensino superior, certificação e outras oportunidades
Com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados para o Enem 2025, o exame será realizado nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), no entanto, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção‑Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30).
Depois da divulgação dos resultados individuais (com previsão para janeiro de 2026), os participantes poderão usar suas notas em diferentes frentes: ingresso em universidades públicas por meio de programas federais, bolsas em instituições privadas, certificação do ensino médio, ou mesmo participação em seleções em Portugal.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis
Ingresso no Ensino Superior
As notas do Enem são a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Elas podem ser utilizadas para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No Sisu, por exemplo, a seleção se baseia na média das notas do Enem e nas vagas disponibilizadas por curso e modalidade. A novidade para 2026 é que o edital permitirá o uso das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) para participar do processo.
No Prouni, é necessário ter nota média acima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e nota acima de zero na redação. Bolsas integrais (100 %) e parciais (50 %) são oferecidas por instituições privadas.
Quanto ao Fies, é preciso também ter feito o Enem, com nota média mínima definida, não ter zerado redação, e cumprir os requisitos de renda familiar. O Fies Social reserva parte das vagas para estudantes de renda mais baixa.
Outras formas de aproveitar a nota
Além das seleções principais, as notas individuais do Enem podem ser usadas para:
A certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência exigindo pelo menos 18 anos, nota mínima de 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.
Ingresso em instituições portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitar notas do Enem.
A participação como “treineiro”, ou seja, para autoavaliação de estudantes que ainda não concluíram o ensino médio porém essa modalidade não permite uso da nota para Sisu/Prouni como candidato regular.



