Farlandes Guimarães e Fernanda Cardoso lançaram oficialmente a chapa em um evento que reuniu cerca de 300 pessoas
O advogado Farlandes Guimarães lançou oficialmente a candidatura à presidência da OAB em Divinópolis nesta quarta-feira (30/10). Ao seu lado, como vice, está a advogada Fernanda Cardoso. O evento reuniu cerca de 300 pessoas entre advogados, de representantes de instituições da OAB Minas.
Juntos eles lideram a chapa “OAB para Todos”. O projeto que vem ganhando apoio crescente, traz propostas claras: unir a classe e tornar a OAB uma instituição mais inclusiva e acolhedora. A chapa também quer reforçar o papel da OAB em representar e agir em prol dos advogados.
Quem é Farlandes Guimarães?
Natural de Divinópolis, Farlandes, de 38 anos, construiu uma carreira sólida na advocacia previdenciária e na educação, pautada por valores familiares e uma determinação que o acompanha desde cedo. Nascido em 26 de agosto de 1986, ele é o filho mais velho de Farlandes Guimarães e Aparecida Vilela e tem três irmãs. Desde jovem, sempre demonstrou desejo de impactar vidas e encontrou, na advocacia, o caminho para transformar esse desejo em realidade.
Entre 2007 e 2011, o advogado idealizou e dirigiu o Guia Rodas, um jornal de classificados que o introduziu ao universo do trabalho. Em 2007 começou os estudos no curso de Direito. Foi estagiário na Justiça Federal de 2007 a 2010, se formou e ingressou na especialização em Direito Previdenciário, área na qual atua até hoje. Na área, tem um propósito claro de ajudar pessoas na busca da proteção previdenciária junto ao INSS.
“Advogar é mais que uma profissão, é um propósito de vida”, afirma.
Além de advogado sócio do escritório Rodrigues e Guimarães, Farlandes também é professor de Direito Previdenciário em cursos de pós-graduação na PUC Minas. Também atua no Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV) e na Universidade de Itaúna (UIT).
“Lecionar me fascina, pois me permite contribuir para a formação humanística dos futuros advogados”, compartilhou.
Direito previdenciário
Ao longo da carreira, o compromisso com o Direito Previdenciário ganhou força. Assim, ele teve oportunidade de presidir a Comissão Estadual de Direito Previdenciário da OAB/MG. Entre 2019 e 2021, liderou a criação do Guichê Virtual no INSS, ferramenta que já auxiliou mais de 60 mil advogados em Minas Gerais, e foi responsável pela modernização do INSS Digital no estado, o que revolucionou o acesso dos advogados aos serviços e atendimentos no INSS.
Foi conselheiro subseccional da 48ª Subseção da OAB/MG (gestão 2019/2021). Lá, idealizou e implantou a energia fotovoltaica na 48ª Subseção, sendo a primeira do país energeticamente sustentável. Além disso, idealizou e implantou a sala de idiomas.
Além das marcantes atuações institucionais, é auditor efetivo da Quarta Comissão Disciplinar no Setor de Futebol Amador do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais – TJDMG.
- Veículo capota na BR-354 em Formiga e deixa quatro pessoas feridas
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
Esportes
Na vida pessoal, Farlandes busca equilíbrio por meio de esportes como musculação, natação, boxe, jiu-jitsu, e recentemente se tornou maratonista. O estilo de vida saudável é reflexo de toda determinação e disciplina que ele também aplica na atuação profissional.
Admirador de livros e jornais, Farlandes é apaixonado por música e arte desde a infância. Ele recorda que, aos seis anos, passava horas ouvindo Belchior e Djavan no carro. Aos 13 anos, ao ganhar seu primeiro violão, encontrou na música uma forma de expressão e conexão consigo mesmo, algo que o acompanha até hoje.
Com trajetória versátil e inspiradora, o advogado mantém os olhos no futuro. Afirma estar pronto para o próximo desafio: assumir a presidência da OAB em Divinópolis, onde pretende fortalecer a classe e resgatar o papel acolhedor e representativo da instituição.
“Quero ter oportunidade de honrar minha classe e resgatar o papel institucional da OAB. Faremos uma gestão compartilhada, democrática e inclusiva. Teremos uma OAB para todos”, finalizou.