Trata-se de uma criança de cinco anos, do sexo feminino, que estava internada em Belo Horizonte, onde recebeu o diagnóstico e realizou o tratamento

A prefeitura de Santo Antônio do Monte e a Secretaria Municipal de Saúde, informaram, nesta quarta-feira (28), que foi registrado, na cidade, o primeiro caso de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) em uma criança que testou positivo para COVID-19. De acordo com a Semusa, trata-se de uma criança de cinco anos, do sexo feminino, que estava internada em Belo Horizonte, onde recebeu o diagnóstico e realizou o tratamento. Ainda segundo a pasta, a menina já recebeu alta.

Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) é rara e ocorre em dias ou semanas depois de uma infecção aguda pelo coronavírus. Ainda segundo a SBP, entre os sintomas da Síndrome estão: insuficiência respiratória, doença renal aguda, insuficiência cardíaca aguda. As crianças também apresentar sintomas semelhantes à doença de Kawasaki, como febre, manchas vermelhas na pele, conjuntivite, edema de pés e mãos.

“Nós chamamos a atenção dos pais para este cuidado especial com as crianças. Evitar levar crianças e bebês em locais com aglomeração, estar atento ao uso das máscaras, à higienização das mãos, e também dos brinquedos. Por mais que a maioria das crianças contaminadas pela COVID-19 sejam assintomáticas, elas podem desenvolver esta Síndrome, que demanda uma atenção especial, e em alguns casos, internação”, destaca a secretária municipal de saúde, Carla Santos.

COVID-19 em Samonte

Segundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (27), Samonte havia registrado 436 casos confirmados pelo novo coronavírus. Deste número, 387 estão curados, 38 em isolamento domiciliar e 11 óbitos.

No município, 131 casos estão em monitoramento, sendo 128 em isolamento domiciliar e 03 internados. 1.085 exames tiveram o resultado negativo.

Atualização (15h16): No Boletim desta quarta-feira, Samonte contabilizou 443 casos confirmados (com 396 curados, 35 em isolamento domiciliar, 01 internado e 11 mortes.

1.100 exames tiveram o resultado como negativo e 1.543 realizados, com 02 aguardando resultado. 

123 ocorrências estão em monitoramento, sendo 120 em isolamento domiciliar e 03 internados.