Santo Antônio do Monte registrou um balanço positivo quanto ao período de vacinação contra a Gripe. O município alcançou o índice de 87,5% de cobertura dos grupos prioritários na Campanha Nacional, iniciada em 18 de abril. O dado faz referência a 4.872 doses  aplicadas nos pacientes que fazem parte do grupo prioritário, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde são gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de 06 meses a menores de 05 anos (4 ano 11 meses e 29 dias), profissionais de saúde e indígenas aldeados.Até o momento, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde mostra que foram vacinados: crianças (79%); trabalhadores da saúde (100,5 %); gestantes (52,82%); Puérperas (65,9%) e Idosos (93,1%).

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte)

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte)

Dentre as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico,a meta foi ultrapassada, sendo vacinados 130,0% do número estabelecido pelo Ministério da Saúde, o que representa 2.535 doses aplicadas de 1.953 que foram estimados pelo órgão federal.

Apesar do encerramento da campanha, ainda estão sendo vacinadas crianças que tem programado em sua caderneta de vacinação a segunda dose da vacina contra gripe. Esta segunda dose deve ser aplicada30 dias após primeira dose.

Prevenção

Mesmo com os números extremamente satisfatórios,Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância da prevenção. Medidas como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir são importantes para mantermos pequenas as chances de contrairmos o vírus. A recomendação faz parte das medidas de prevenção ao vírus H1N1, divulgadas pela secretaria estadual da saúde. Também é recomendado evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e reduzir contatos em ambientes com aglomeração.