Foto: Samu-CIS-URG Oeste / Divulgação

Em reunião da ACASP, SAMU anunciou a disponibilidade de um aplicativo que vai otimizar o atendimento dos pacientes de toda a região abrangida.

Membros, conselheiros técnicos e representantes da Sociedade Civil se reuniram na manhã da última quarta-feira (18) em mais uma sessão da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (ACASP) na sede da ACID. A reunião teve o intuito de acolher e debater demandas inerentes ao tema. Entre os muitos assuntos abordados, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), anunciou a disponibilidade de um aplicativo que vai otimizar o atendimento dos pacientes de toda a região abrangida.

Trata-se do Ligue 192 Voip, dispositivo criado a fim de corrigir problemas em ligações extraviadas que dificultavam o processo de acolhimento das demandas. Segundo o representante do SAMU presente na reunião, recorrentemente chegavam reclamações sobre a falha técnica de operadoras, gerando transtornos. Com a novidade, o acesso ao serviço de emergência é imediato, contornando problemas como linha telefônica ocupada ou sem sinal. Basta uma boa conexão de internet para garantir a solicitação pelo serviço de qualquer lugar. Sendo assim, irão concretizar a ativação em breve.

Em resumo, a reunião também discutiu outras pautas como o recorrente envolvimento de moradores de rua em infrações, uso e ocupação irregular do solo no entorno do condomínio Lago das Roseiras. Além dos desafios da Polícia Militar na execução do seu trabalho. O comandante da corporação destacou que embora todas as demandas trazidas pelo cidadão às sessões sejam legítimas, a insuficiência de recursos, como efetivo policial, impossibilita ações da PM como instalação de base policial em todos os lugares demandados.

Sendo assim, para o caso das ocorrências registradas no Lago das Roseiras, foi sugerido aos condôminos o investimento em câmeras de segurança e placas informando que todas as infrações estão sendo filmadas, de forma a coibi-las. A posterior inserção desses equipamentos ao sistema Hélios para facilitar os trabalhos dos policiais na identificação desses infratores.

A Associação

A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Os cidadãos podem se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br.