105 foram orientações médicas e 50 atendimentos a casos de urgência em 26 municípios
Entre os dia 18 de março até às 10h30 desta terça-feira (24), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 216 ocorrências relacionadas a casos suspeitos de coronavírus em 26 municípios da região Centro-Oeste.
Deste total, a maior parte foi referente a orientações médicas, sendo 105; 55 informações passadas pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM); seis transferências; e 50 urgências.
Dos atendimentos considerados urgência, houve o deslocamento de uma ambulância e em 43 deles a vítima foi encaminhada a um Pronto Atendimento. Já outros sete pacientes apenas receberam orientações da equipe e foram liberados em casa.
Dentro dessas 216 ocorrências, foram 83 atendimentos a pacientes do sexo masculino, a maioria com idade acima dos 60 anos.
Já os atendimentos à mulheres, foram 133 ocorrências, e a maioria também com idade acima de 60 anos.
As cidades com maior número de ocorrências são Divinópolis, Itaúna e Pará de Minas. De acordo com os gráficos, o domingo (22) registoru o maior pico de chamadas.
As equipes do Samu estão devidamente orientadas e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) quando há empenho de uma ambulância para a realização dos atendimentos à vítimas com suspeita do Covid-19.
“Pedimos, mais uma vez, a colaboração da população para que fique em casa evitando assim a contaminação pelo Covid-19”, afirmou o secretário-executivo do Cis-Urg Oeste, José Márcio Zanardi.