A central será no prédio do antigo pronto-socorro (Foto: Divulgação)

Portal Centro-Oeste

O Secretário executivo do CIS-URG Oeste, consórcio responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), José Márcio Zanardi apresentou, nesta quarta-feira (23), balanço dos atendimentos desde a implantação do serviço em julho passado. Um dado que chamou a atenção é a quantidade de trotes registrados.

Até agora, 25% das ligações, foram trotes, somando 12.570. Em alguns casos, as equipes são mobilizadas para irem até o local. Enquanto atendem aos trotes, casos de urgência podem ficar prejudicados.

“Alguns cidadãos ainda extrapolam esse número, realizado até 400 trotes através de um único aparelho”, contou o secretário.

De acordo com o código penal, trote é crime e os números estão sendo entregues a Polícia Civil para investigação. Os números foram apresentados na reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp).

Desde o início das operações, as unidades do Samu atenderam 50 mil ocorrências espalhadas nos 55 municípios.

Para atender 1,3 milhão de moradores da região, a Central de Regulação do Samu possuiu uma equipe médica de telefonistas para avaliar a necessidade do empenho de uma ambulância ou mesmo realizar o atendimento médico por telefone.

Dentro do tempo de atividade, mais de 6 mil atendimentos médicos foram realizados por telefone.