Samu deverá ser instalado até março de 2016

Destaques com fotoSaúde
Por -30/12/2015, às 13H51dezembro 30th, 2015

O prefeito de Divinópolis e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (Cis-Urg), Vladimir Azevedo assinou o convênio que prevê a implantação do Samu na região até o fim do primeiro trimestre de 2016. O documento assinado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, junto ao Governo do Estado, pela secretaria de Estado da Saúde, prevê o repasse de R$ 7.076 milhões ao Cis-Urg.

Para o presidente do Consórcio a data sacramenta um ponto importante de todo o processo.

“Significa agora o serviço rodar nas 54 cidades da macrorregião oeste. Nos últimos 18 meses a gente vem cuidando deste sonho. Tivemos a união dos municípios envolvidos que me elegeram como presidente para tocar esta questão”, ressaltou.

Os 54 municípios integrados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, compõem uma população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

“É um momento histórico para todas as cidades envolvidas na nossa região. Além de Divinópolis, que será a sede de regulação, teremos 24 bases descentralizadas. Temos que destacar aqui a vontade de todos os agentes públicos, especialmente do presidente do consórcio, o prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo, que desde o primeiro momento se mostrou empenhando e dedicado neste projeto”, ressaltou o secretário executivo do Cis-Urg, José Márcio Zanarde.

O convênio foi assinado nesta terça-feira (29) em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/PMD)

O convênio foi assinado nesta terça-feira (29) em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/PMD)

Ainda de acordo com  Zanarde, Divinópolis terá três ambulâncias, sendo uma UTI móvel e duas unidades básicas. Ao todo serão 31 ambulâncias e depende da compra delas o início dos atendimentos.

No início do mês, representantes das cidades participantes do consórcio se reuniram para tratar da obra de adaptação, que se encontra adiantada.

“A partir deste ato aqui em Belo Horizonte, o Estado se compromete a fazer sua parte sobretudo no aspecto financeiro, regando o consórcio de recursos para aquisição dos equipamentos internos. O mesmo convênio direciona a forma de aquisição das ambulâncias e meio de transporte de todo o serviço”, comentou o secretário de Saúde de Divinópolis, David Maia.

 

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Obrigado por escolher deixar um comentário. Por favor, lembre-se de que todos os comentários serão moderandos de acordo com nossa política e não vamos publicar seu endereço de e-mail. Peço que não utilize palavras-chave no campo de nome. Vamos ter uma conversa legal e significativa nos comentários.