Samu Oeste atua em apoio a moradores de Itatiaiuçu

Famílias que vivem na área de risco foram retiradas por orientação dos Bombeiros

Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – Oeste) está em Pinheiro, distrito de Itatiaiuçu em apoio a retirada das famílias. Os moradores estão deixando suas casas na manhã de hoje (8) após risco de rompimento de uma barragem da produtora de aço ArcelorMittal.

O município fica na região centro-oeste do estado, a cerca de 80 quilômetros (km) de Belo Horizonte. A situação no local é controlada no momento.

“É uma situação de alerta. O comando do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Cis-Urg Oeste [Samu] estão no posto de comando para atendimento informações à população. Não há feridos. O pessoal da área de risco foi retirado por orientação dos Bombeiros”, esclareceu a assessoria do Samu.

De acordo com o secretário executivo do Cis-Urg, José Márcio Zanardi, a Central de Regulação de Divinópolis foi acionada por voltas das 3h de hoje (08) para comparecer a Itatiaiuçu e auxiliar caso houvesse alguma vítima. O Samu está com uma unidade básica no local, caso alguém passe mal devido ao estresse da situação.

Barão de Cocais

Na madrugada de hoje (8), cerca de 500 moradores de outro município mineiro, Barão de Cocais, a 100 km de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas por causa da Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Seco, da mineradora Vale. A prefeitura informou, em nota, que foi acionado o nível 2 de risco da barragem. A decisão foi tomada diante de observações e monitoramentos feitos pela Agência Nacional de Mineração, Defesa Civil do estado e do município e pela própria Vale.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.