Grávida moradora do Bairro Icaraí já estava em avançado trabalho de parto
Ilídio Luciano
Profissionais de saúde de uma Unidade de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram o primeiro parto em ambulância de 2020 em Divinópolis. O nascimento da criança aconteceu neste domingo (19), no início do dia, em atendimento a ocorrência no bairro Icaraí.
A Central de Regulação do Samu atendeu à solicitação para comparecer com uma ambulância na Rua José Martins Neto, para atendimento a uma mulher de 28 anos, que estava em avançado trabalho de parto.
Os atendentes colocaram a grávida na maca e iniciaram o deslocamento para a maternidade; a ambulância percorreu apenas cinco quarteirões e a técnica em enfermagem Karla Gonçalves anunciou ao motorista que a criança já estava nascendo.
O condutor do veículo de emergência, Heberth estacionou a ambulância e prestou ajuda à colega, que acompanhava a mãe nos procedimentos de nascimento, e de pós-parto. A criança é uma menina, que recebeu o nome de Júlia Sofia; mãe e filha foram conduzidas para a maternidade do Complexo de Saúde São João de Deus.
O motorista da ambulância contou que uma Unidade de Suporte Avançado do Samu foi acionado, para o acompanhamento desta ocorrência; entretanto, a técnica em enfermagem Karla disse que gostaria muito de realizar um parto dentro da ambulância e a Unidade Básica foi empenhada para o atendimento.
“A Unidade de Suporte Avançado de Divinópolis foi empenhada pouco tempo antes para atendimento de uma gestante em trabalho de parto, enquanto a equipe preparava para sair, a Técnica da USB, Karla Gonçalves, comentou que tinha muita vontade de realizar um parto dentro da ambulância”, revela.
Mãe e filha receberam atendimento médico no Hospital São João de Deus e passam bem.