A cidade havia informado que se preparava para avançar gradualmente para a “Onda Verde”, porém recuou

Santo Antônio do Monte decidiu, nesta sexta-feira (18), que vai permanecer na “Onda Amarela” após a confirmação de mais uma morte por Covid-19. Ontem, a prefeitura havia informado que a cidade se preparava para o avanço gradual para a “Onda Verde” do programa estadual Minas Consciente.

Os municípios que compõem a macrorregião Oeste tinham a opção de aderir à “Onda Verde”, devido à decisão tomada pelo Comitê Extraordinário. Contudo, conforme a Nota Técnica Nº 06 da Secretaria de Estado de Saúde (SES), as microrregiões de Lagoa da Prata/Santo Antônio do Monte e Pará de Minas possuem indicadores para a “Onda Amarela”. Neste caso, a recomendação é que os municípios optem pela fase mais restritiva.

Outro fator que influenciou na decisão foi o registro de duas novas mortes pelo novo Coronavírus nas últimas duas semanas. A primeira, uma mulher de 62 anos que estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Carlos, em Lagoa da Prata desde o dia 12 de agosto. Ela morreu um mês depois, no último sábado (12).

A segunda morte foi confirmada na manhã desta sexta-feira (18) pela prefeitura. De acordo com as informações, a vítima, do sexo feminino, tinha 52 anos e estava internada desde o dia 16 de agosto no mesmo hospital, em Lagoa da Prata. Ela morreu na noite da última quinta-feira (17). Com essa, a cidade totaliza oito mortes de covid-19.

Santo Antônio do monte possui até o momento 310 casos confirmados do novo Coronavírus. 97 pacientes estão sendo monitorados e 875 casos foram descartados.