Hospital investiu R$ 2 milhões para adequação do primeiro prédio às normas de segurança
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Divinópolis, está concluindo um projeto milionário, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, que visa a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), no Prédio 1. Trata-se da primeira edificação da instituição, construída em 1962, enquanto os outros prédios já estão em conformidade com a legislação.
O AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da cidade ou estado, responsável por atestar que um estabelecimento está conforme as normas de segurança contra incêndio e pânico.
Para a obtenção da certificação é necessário realizar cinco etapas que são:
- Projeto Técnico: Na qual um profissional habilitado elabora um projeto de segurança contra incêndio, que deve contemplar medidas como saídas de emergência, sistema de detecção e combate a incêndios, sinalização adequada, dentre outras;
- Análise do Projeto: Após a realização do projeto técnico, ele é submetido ao Corpo de Bombeiros para análise e aprovação;
- Execução das Medidas de Segurança: Após a aprovação do projeto, o estabelecimento deve programar as medidas de segurança propostas, como instalação de equipamentos, sinalização, treinamento de pessoal, dentre outras ações;
- Vistoria: Após a execução das medidas de segurança, o Corpo de Bombeiros realiza uma vistoria no local para verificar se tudo está conforme o projeto aprovado e as normas vigentes;
- Emissão do AVCB: Caso a vistoria seja bem-sucedida, o Corpo de Bombeiros emite o AVCB, atestando que o estabelecimento está conforme as normas de segurança contra incêndio e pânico.
Adequações no São João de Deus para AVCB
No momento, o CSSJD está em fase final da instalação das escadas externas nas Saídas de Emergência, (terceira etapa do projeto), restando apenas a colocação dos hidrantes e Asbuilt de projeto (que é a planta de uma edificação após a finalização das obras) para a solicitação da vistoria.
Ao final do projeto, o CSSJD terá investido mais de R$ 2 milhões de reais, historicamente o maior valor já investido em segurança na instituição.
“O AVCB é de grande importância para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio contra incêndios, proporcionando um ambiente mais seguro para trabalhar e frequentar. Além disso, a conquista do AVCB é muitas vezes requisito para obtenção de licenças de funcionamento e seguros, demonstrando a regularidade e responsabilidade do estabelecimento perante as autoridades e a sociedade,” explicou a gerente de Infraestrutura do CSSJD, Luana Resende Fiore.
Reestruturação do CSSJD
A Diretora Executiva – CEO do Complexo de Saúde, Elis Regina Guimarães detalhou o projeto de restruturação do hospital para obtenção do AVCB.
“Estamos diante de um projeto que era meta desde 2017 e que sempre trouxe grande insegurança à gestão pelos riscos de incêndio, o que seria uma catástrofe para pacientes, colaboradores e médicos. Antes de concluir as obras e aquisição dos equipamentos foi requisito obrigatório imposto pela Diretoria a definição da Brigada de Incêndio, treinamentos constantes e investimentos para que nossas equipes estejam preparadas em casos de início de incêndio. Um investimento histórico e milionário de prevenção para nossa instituição, agindo em um projeto que visa a segurança de todos,” contou.
Além disso, Elis Regina Guimarães falou como é essencial a realização deste projeto.
“É fundamental que a sociedade entenda a importância desse projeto que mesmo sendo tão caro consegue evitar tantas tragédias em hospitais que são vistas diariamente na TV. São instituições que não tem seu AVCB em dia e nos questionamos: quantas vidas são perdidas por esse motivo? E este é sim um projeto de grande resultado com foco na prevenção, na segurança e na proteção também do patrimônio de nosso hospital”, afirma.
Incêndio em 2013 no São João de Deus
Ela lembrou o incêndio de grandes proporções registrado em 2013.
“Estamos trabalhando aqui é justamente para evitar catástrofes, por meio de investimentos, treinamentos e reestruturação física, passando desde a implantação de alarmes, reposicionamento de hidrantes, criação de escadas para evacuação de emergência, dentre outros. E paralelo a isso é exigido um conjunto de ações que vão além do financeiro, por exemplo, palestras, treinamentos práticos, divulgação, simulações e vistorias internas”, finalizou.
O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, enfatiza a importância dessas iniciativas.
“A segurança de nossos pacientes, funcionários e visitantes é nossa principal prioridade. O projeto para conquistarmos a obtenção do AVCB e o treinamento de nossos brigadistas são reflexos de nosso compromisso contínuo com a excelência em segurança, além de enfatizar nossa missão em levar experiência segura e humanizada ao cliente,” pontuou.
Rotas de fugas no projeto do São João de Deus para AVCB
Dentro do Projeto de Incêndio para execução das medidas de segurança, o CSSJD por meio dos seus projetistas, definiram rotas de fugas, sendo aprovados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – CBMMG. A definição desses caminho ocorreu com base nas normas e técnicas do CBMMG e possuem como objetivo facilitar o fluxo para a saída das pessoas e diluir a saída da população numa situação de emergência.
Dessa forma, haverá uma distribuição da população fixa e flutuantes (colaboradores e clientes) para várias áreas. Assim, evitando que haja congestionamento e possibilitando que todos consigam sair com segurança.
Ao todo, no Complexo de Saúde, houve a construção de três escadas para saída de emergências:
- Escada na Área Verde: rota de fuga para todos do bloco cirúrgico e do bloco obstétrico.
- Escada de acesso pela passarela: rota de fuga para todos profissionais alocados na Hemodinâmica, Raios-X, CME e Prédio 2.
- Escada no Estacionamento Escola Técnica: rota de fuga para todos do Prédio 1 (Setores 6,5, 4 e 2; Pediatria, Neotalogia, UTI-Infantil 2).
Para as demais áreas, existem outras rotas de fugas determinadas no projeto de incêndio que não necessitam de escadas. Por exemplo, o Pronto Atendimento – PA que tem a saída pelo ambulatório. Outro exemplo, o faturamento e áreas administrativas próximas, que têm como rota de fuga, o portão de entrada de acesso para os colaboradores.
Ademais, o São João de Deus também investiu em Portas Corta-Fogos entre os setores, capazes de seccionar uma adversidade em casos de sinistros, evitando a evacuação de toda a área. Atualmente há 75 portas corta-fogo em diversos locais da instituição. Porém outras portas serão instaladas brevemente. Desse modo, o CSSJD conta com ferramentas, equipamentos e condições de conter um sinistro, caso haja.
Brigada de Incêndio
Além disso, o Complexo de Saúde São João Deus possui uma brigada de incêndio. Ou seja, um grupo organizado de pessoas treinadas em uma empresa que atuam na prevenção à emergência, no abandono de área em caso de sinistro. Assim como, no atendimento às vítimas de primeiros socorros. A equipe de brigada do CSSJD é atualmente composta por 304 brigadistas treinados. Deles, 220 ativos, sendo agendadas mensalmente reuniões de alinhamento visando a segurança de todos.
A Engenheira de Segurança do Trabalho do CSSJD, Hula Rocha, falou sobre a importância da brigada. “A Brigada de Incêndio é fundamental para toda empresa. Ela serve para preservar a vida e os bens de uma instituição, sendo responsável por agir diante de situações de emergências. Ainda, a equipe da Brigada está pronta e apta para atuar de forma rápida em quaisquer casos de situações adversas ocorra,” salientou.
A realização destas medidas apenas reafirma o compromisso do Complexo de Saúde São João de Deus com a segurança. Bem como, o fato da instituição estar mais preparada para lidar com qualquer eventualidade, garantindo um ambiente seguro e protegido para todos os envolvidos. Além de enfatizar nosso propósito de “cuidar com excelência do maior valor: a vida humana!”