Reestruturação contou com o investimento de aproximadamente R$ 442 mil; Terceira e quarta etapas serão iniciadas em dezembro
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), realizou, nesta sexta-feira (07), a inauguração de duas fases do bloco cirúrgico da unidade. O setor realiza, por mês, ao todo, cerca de 1.200 cirurgias.
As fases iniciais da reforma se deram na revitalização de 10 salas cirúrgicas, sendo realizadas pinturas de acessórios, tetos, pisos, bancadas e a troca de portas. O pós operatório e o corredor também foram repaginados. Segundo a superintendente geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães, o projeto de reestruturação acompanhou o econômico do hospital.
As obras foram possibilitadas com o repasse de R$ 442 mil da Associação de Amigos do Hospital São João de Deus. Ela é composta por voluntários, que buscam novas formas de ajudar com o processo de modernização da unidade.
“O bloco cirúrgico é a estrutura mais cara quem tem em uma instituição, devido à complexidade. São equipamentos muito caros. Então nós chamamos a associação, que na época estava um pouco afastada do CSSJD e falamos: “olha, vamos fazer juntos, deste hospital, uma referência para a nossa região”, e eles compraram a ideia”, disse Elis Regina ao PORTAL.
A importância deste auxílio também foi citada pelo presidente da Associação, José Alonso Dias. Ele relatou ao PORTAL que os repasses foram angariados através de reuniões e um movimento. Além desta reforma, a iniciativa também deseja participar de mais futuras etapas do hospital.
“O dinheiro foi aplicado e pretendemos agora, daqui para frente, também sempre participar com o CSSJD, através da nossa iniciativa, inaugurando outras obras em benefício da comunidade de Divinópolis e região”, relatou José Alonso.
Próximas etapas
Segundo Elis Regina, ao todo, a reforma possui quatro etapas e a segunda fase já está sendo planejada para ser iniciada em breve.
“O nosso bloco é em um formato de “t”, então no que diz respeito a parte de cima dele, a Associação reformou tudo para nós. As duas últimas fases iniciarão a reestruturação da parte administrativa, como farmácias, toda a parte de admissão de pacientes.”, finalizou a superintendente geral citando que as novas etapas devem começar ainda este mês.