Semusa disse que aguardará notificação para apurar o caso e identificar servidores responsáveis; Órgão afirma que a UPA dispõe de todos os materiais de proteção
O Complexo de Saúde São João de Deus irá notificar a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), nesta terça-feira (12), por não cumprir todas as medidas de proteção na transferência de paciente com suspeita de Covid-19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a unidade. Um deles, conforme apuração da reportagem do PORTAL GERAIS, estava sem máscara.
Em nota, o hospital informou que “entregará uma notificação à Secretaria Municipal de Saúde em detrimento do paciente transferido ao hospital via SUS Fácil da UPA Padre Roberto, com suspeita de Covid-19 e que não seguiu as rotinas estabelecidas entre as partes de proteção à disseminação do Coronavírus”.
O hospital não quis entrar em detalhes sobre o caso.
“O São João de Deus restringe-se a informação acima, até que seja oficialmente entregue a notificação”, afirmou.
Município diz que irá apurar
Ao ser questionado nesta segunda-feira (11) pela reportagem do PORTAL GERAIS, a assessoria de comunicação da prefeitura negou que a UPA esteja descumprindo o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. Nesta terça (12) ao apresentarmos a nota da unidade à assessoria, o órgão disse que irá apurar.
“A Secretaria Municipal de Saúde aguardará a notificação do hospital, certo de que a mesma trará todas as informações necessárias à averiguação do fato, como dia, horário e servidores responsáveis pela transferência. Com isso, será possível apurar o fato, uma vez que a UPA Padre Roberto dispõe de todo o material estabelecido pelo protocolo relacionado ao Covid 19 para esse tipo de transferência, além de ter ministrado treinamento necessário a todos os servidores nesse sentido”, informou.