São João de Deus recebe especialistas de cinco países para treinamento em cirurgia bucomaxilofacial

DivinópolisGerais
Por -04/08/2026, às 14H53agosto 4th, 2026
CSSJD

Hospital de Divinópolis reuniu profissionais de cinco países em capacitação sobre Prótese de Articulação Temporomandibular (ATM)

O São João de Deus Complexo de Saúde, em Divinópolis, recebeu, em julho, cirurgiões do Brasil, Guatemala, Peru, Chile e República Dominicana. O grupo participou de um treinamento sobre Prótese de Articulação Temporomandibular (ATM). Além disso, a CPMH – Comércio de Produtos Médicos Hospitalares organizou a capacitação em parceria com a instituição.

Especialistas acompanham rotina do serviço

Durante a programação, os participantes acompanharam a rotina do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Além disso, participaram de discussões clínicas. Também conheceram o planejamento cirúrgico virtual (VSP), realizaram atividades práticas e acompanharam o pós-operatório.

Em seguida, o grupo observou cirurgias realizadas na rotina do hospital. Segundo a instituição, as equipes seguiram todos os protocolos de segurança, ética e confidencialidade. Além disso, os procedimentos integraram a assistência regular e não ocorreram exclusivamente para fins de ensino.

Ao longo da visita, os especialistas conheceram o centro cirúrgico, os ambulatórios e as unidades de internação. Da mesma forma, acompanharam o trabalho das equipes multiprofissionais do Refaces – Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais.

De acordo com a coordenadora administrativa do Refaces, Elisângela, o treinamento fortalece a troca de experiências entre especialistas de diferentes países.

“A realização deste treinamento, por meio da parceria entre o São João de Deus, o Refaces e a CPMH, reafirma o nosso compromisso institucional com a excelência assistencial. A promoção desse intercâmbio internacional entre cirurgiões bucomaxilofaciais e cirurgiões de cabeça e pescoço contribui para a disseminação de conhecimentos, protocolos, experiências e técnicas avançadas em cirurgia bucomaxilofacial e reabilitação facial.”

Parceria amplia acesso à tecnologia

O cirurgião Dr. Thiago Aguiar afirmou que a parceria ampliou o acesso dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a próteses personalizadas e a novas tecnologias. Além disso, destacou o uso da navegação robótica no planejamento dos procedimentos.

“Essa parceria entre o Refaces, São João de Deus e a CPMH tem permitido oferecer aos pacientes do SUS acesso a próteses customizadas de alta tecnologia, produzidas especificamente para cada caso. Após cinco anos de resultados positivos, a parceria evoluiu para a realização de treinamentos internacionais. Recebemos cirurgiões da América Latina para uma imersão completa, acompanhando todas as etapas do atendimento, do pré ao pós-operatório, além do uso de tecnologias como a navegação robótica.”

Segundo o médico, a iniciativa também abriu caminho para novos treinamentos. Assim, o hospital pretende ampliar a cooperação com especialistas de outros países.