Cirurgia durou quatro horas e possibilitou a retirada de múltiplos órgãos, que podem ajudar até sete pessoas presentes na fila, por uma doação
Nesta quinta-feira (24), as equipes de dois grandes hospitais da capital (Santa Casa de Belo Horizonte e do Hospital Felício Rocho) estiveram no Centro Cirúrgico do Complexo de Saúde São João de Deus para realizar a 8° captação de múltiplos de órgãos neste ano.
A cirurgia que teve duração de aproximadamente quatro horas, possibilitou a retirada do coração, fígado, rins, pâncreas e córneas que poderá realizar o sonho de até sete pessoas que aguardam ansiosamente por um transplante.
Este é o segundo procedimento de captação de múltiplos órgãos realizado no CSSJD nesta semana, instituição que é referência pela quantidade de órgãos doados no interior de Minas. A primeira cirurgia, foi realizada na terça-feira, dia 22 e trouxe nova esperança de vida para vários pacientes. A operação possibilitou a retirada dos rins, fígado, pâncreas e córneas.
Todo processo de captação só foi possível graças ao empenho e dedicação da equipe do CTI, que no dia a dia realiza seu trabalho de forma ética e empática com os pacientes e seus familiares e demais parceiros da instituição e em especial com a SETTRANS – Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública, que realizou a escolta das equipes de captação.
O nobre gesto destas famílias marca de forma positiva a Campanha “Setembro Verde”, dedicada à conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos.
Foto: CSSJD/Divulgação