Curso será ministrado pelo IFMG com foco em gestão, oratória e responsabilidade social
A partir de uma parceria entre o Sebrae Minas e o Poder Legislativo de São Sebastião do Oeste, o município contará com uma unidade do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), voltada à formação de jovens da rede pública. A assinatura do protocolo de intenções ocorrerá na próxima quarta-feira, 21 de maio, às 8h, na Câmara Municipal, com a presença de autoridades locais e lideranças da cidade.
O NEJ é uma iniciativa da Escola do Sebrae que visa oferecer formação empreendedora aliada a uma experiência prática no mundo dos negócios. Inicialmente, serão disponibilizadas 40 vagas gratuitas para o curso técnico em Administração. O público-alvo são estudantes que estão no 3º ano ou que já concluíram o Ensino Médio na rede pública.
- SIAMIG Bioenergia lança campanha em Minas Gerais : “Etanol. Você abastece, a vida agradece”
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
- Apenas Shopping Pátio poderá funcionar no feriado de Corpus Christi, segundo CCT
- Autoridades brasileiras deixam Israel e embarcam na Arábia Saudita para o Brasil
- Homem é morto a tiros no centro de São Sebastião do Oeste e suspeito é preso horas depois
Além disso, o curso terá duração de um ano e começará em agosto deste ano. As aulas serão realizadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, no período noturno, na Escola Estadual Governador Magalhães Pinto. A proposta pedagógica busca desenvolver, entre outros aspectos, atitudes empreendedoras, competências em gestão, análise ambiental, solução de problemas, oratória, ideação e modelagem de negócios, bem como responsabilidade socioambiental.
Por meio dessa formação, o Sebrae pretende ampliar o alcance da educação empreendedora em Minas Gerais. Segundo o analista do Sebrae Minas, Denis Magela, “o NEJ é uma das ações mais relevantes do Sebrae para promover a educação empreendedora no estado. Estamos muito felizes com a adesão de São Sebastião do Oeste, que valoriza a preparação dos jovens para os desafios do mercado de trabalho”.
Vale destacar que a metodologia do curso será aplicada pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Arcos. A execução do projeto também conta com o apoio da Agência Novo Oeste. Conforme enfatizou o presidente da Câmara Municipal, Dorinato Soares, “a implantação do NEJ representa um marco para a educação e o futuro da juventude em São Sebastião do Oeste. É uma oportunidade para despertar o espírito empreendedor por meio de habilidades práticas”.
Desde a sua criação em 2010, o NEJ já formou aproximadamente 3,2 mil estudantes em diversas cidades de Minas Gerais e também em outras regiões do país. Entre os resultados mais expressivos, se destacam: 64% dos alunos ingressam no mercado de trabalho após a formação; 58% continuam seus estudos; e 94% afirmam que o projeto teve alto impacto em sua vida pessoal, enquanto 88% apontam impacto significativo na vida profissional.