inseticidas para eliminar escorpiões
Escorpiões foram encontrados no calçadão do Porto Velho (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Trabalhadores registraram infestação do animal peçonhento em Divinópolis; Venenos podem piorar a situação

A Vigilância em Saúde emitiu um alerta nesta terça-feira (30/1) sobre o uso de inseticidas, venenos para eliminar escorpiões. As orientações surgiram após a circulação de vídeos nas redes sociais mostrando uma infestação do animal peçonhento nas obras do calçadão do bairro Porto Velho, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.

Trabalhadores que atuam na obra encontraram e recolheram vários escorpiões. A prefeitura não detalhou medidas em relação a segurança dos profisisonais.

A diretora de Vigilância em Saúde, Erika Camargos, frisou que o animal possui hábitos noturnos e orientou a população a entrar em contato com o órgão caso encontre algum em casa.

Os escorpiões se alimentam principalmente de baratas, por isso, é recomendado que os moradores mantenham suas casas e áreas externas limpas, evitando, principalmente, o acúmulo de lixo. Outra orientação é tampar qualquer fresta, pois os escorpiões frequentemente as utilizam para se esconderem.

Inseticidas para eliminar escorpiões I

No entanto, a principal orientação é quanto ao uso de venenos para eliminar escorpiões. O produto é desencorajado pelo órgão e também pelo Ministério da Saúde. Conforme Érika explicou, ele não é suficiente para matar o animal, muitas vezes apenas o desalojando.

“Quando você desaloja, a possibilidade de ter um acidente é muito maior do que quando deixa ele quietinho no habitat natural”, alerta.

Além disso, os escorpiões possuem a capacidade de manter seus estigmas pulmonares fechados por longos períodos, o que pode impedir o contato do inseticida com esses animais que permanecem por longos períodos em abrigos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP.

Cuidados ao ser picado por escorpião

Em caso de picada por um escorpião, a Vigilância em Saúde recomenda procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde há o soro necessário para o tratamento. A picada do animal pode causar dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, assim como, inflamação no local.

Quadros moderados podem acarretar:

Náusea,
Vômito,
Aumento da frequência cardíaca,
Sudorese,
Enjoos,
Dificuldade para respirar,
Queda de pressão.

Os casos graves são mais comuns em crianças, onde o vômito pode ser abundante, assim como o suor.

Outros sintomas incluem:

  • Agitação,
  • movimentos descoordenados,
  • dificuldade para caminhar,
  • sonolência,
  • confusão mental, assim como,
  • tremores e espasmos.

Dicas para prevenir o surgimento de escorpiões:

  • Elimine baratas e outros insetos da sua casa; Eles servem como comida para o animal;
  • Mantenha o quinta limpo, não deixe acumular entulho e lixo. Tampe as frestas, por exemplo, em pisos, nas paredes e até mesmo em instalações hidráulicas e elétricas.
  • Instalar telas de proteção nos ralinhos também impede a passagem de escorpiões.
  • Examine calçados antes de usar, fronhas e lençóis antes de dormir.