Por Mary Macedo
A acupuntura, ainda pouco conhecida no ocidente, tem mais de cinco mil anos desde seu primeiro registro na China, e promete tratar diversas enfermidades. A acupunturista, Rafaela De Moura Santos, conta melhor sobre essa técnica e como melhorar o stress com esse tratamento.
Segundo Rafaela, a palavra que resume a acupuntura é o equilíbrio. A acupuntura trata as energias do corpo e o objetivo é igualaro organismo que sofre influência de dois fatores principais: o clima e as emoções. “Do mesmo jeito que o clima interfere na árvore, ele interfere no nosso organismo, entretanto essa alteração no corpo não é tão visível, mas há épocas que o cabelo cai mais, que a unha fica fraca, o intestino prende”, conta a profissional.
Já as emoções são responsáveis por 99% dos casos de desequilíbrio. “O sentimento reprimido desencadeia um nível energético muito grande que precisa ser liberado para voltar ao normal. Se a pessoa não libera esse sentimento, ele vai subir um nível tão grande que uma hora não irá agüentar, se materializando. O equilíbrio é ter um sentimento, expressar e voltar ao normal”, explica Rafaela.
No caso do stress, a maioria das pessoas que sofre desse mal reclama de dores por todo o corpo, variando conforme os casos. A acupuntura ajuda fazendo uma avaliação energética para ver onde está essa fonte de stress, tratando a causa do problema. “Não há efeitos colaterais e a acupuntura não possui nenhuma contra-indicação. O tratamento melhora os sintomas já nas primeiras sessões” observa a profissional. Como cada organismo reage de uma forma, os resultados irão depender do organismo de cada pessoa também.
Diferencial
O diferencial da acupuntura é o tratamento individualizado, afinal, é feita uma análise da técnica a ser usada, seja através de agulhas, esferas, stiper (que é a placa de silício), ventose, mocha e serão usadas da melhor forma. A agulha é geralmente a mais utilizada, mas para cada pessoa são utilizados diferentes pontos.
A variação energética que acontece no corpo da mulher é maior devido ao ciclo menstrual. Na medicina chinesa há duas energias predominantes Yin e Yang e as mulheres nesse período possuem em grande quantidade a energia Yang, que transmite intensidade de emoções e agitações, mas geralmente as mulheres possuem mais a energia Yin, mais introspectiva. A mulher precisa de um momento só dela e a acupuntura ajuda nesse aspecto, para poder desligar do mundo e ainda trazer muitos benefícios. “A acupuntura é maravilhosa, porque trata o organismo por completo, sem efeitos colaterais”, finaliza a acupunturista.
www.revistabemfeminina.com