Na próxima sexta-feira (29) é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Em Divinópolis, durante todo o ano são realizados diversos trabalhos voltados para o controle dessa doença. As unidades de saúde dos bairros Afonso Pena, Bom Pastor e Lagoa dos Mandarins fazem grupos para desenvolver o tratamento, com média de 20 pessoas cada, segundo determinação do Ministério da Saúde, e em todas as unidades do município profissionais especializados atendem diretamente os pacientes.

 

Os grupos são desenvolvidos preferencialmente por dois profissionais de nível superior, atuantes nas áreas médica, enfermagem, odontológica, psicológica e serviços sociais. Além de profissionais capacitados para desenvolver os programas farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e agentes de saúde.

 

Segundo a psicóloga e referência técnica do programa de controle do tabagismo, Magda Eva da Silva, um dos maiores desafios encontrados no trabalho é manter a pessoa longe do tabaco, mesmo depois do tratamento.

 

“E por isso é preconizado o tratamento durante um ano, quando a pessoa vai ser acolhida em um grupo de pessoas em situação parecida, para pararem de fumar e assim reverem suas metas”, explicou a profissional.

 

O Ministério da Saúde preconiza a meta de que 30% dos usuários parem de fumar com o tratamento, e em Divinópolis o índice alcançado está em torno de 40%.