A Estratégia Saúde da Família (ESF) de Santo Antônio dos Campos (Ermida) realiza o projeto “Saúde e Educação, uma parceria para vencer o Aedes aegypti!”.  A iniciativa, promovida em parceria com a Educação, será entre esta semana e a próxima e terá como público alvo os alunos da Escola Municipal Professora Veneza Guimarães de Oliveira e Escola Pequenos Aprendizes.

Para trabalhar com as crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 10 anos, foram estabelecidas algumas estratégias como exibição de vídeos, palestra com agente de saúde, exposição de amostra de larvas, mosquitos e maquetes. Além de apresentação de teatro e música sobre o tema.

O projeto tem entre seus objetivos: reconhecer o Aedes aegypti, alertar os alunos sobre os principais sintomas da dengue, chikungunya e zika além, é claro, de mobilizar os alunos, juntamente com a população do distrito, no combate ao mosquito transmissor destas doenças.

Ações

Nesta quarta-feira (17) na Escola Municipal Professor Veneza (manhã e tarde) e nesta quinta-feira (18) na Escola Pequenos Aprendizes (tarde), será realizado a exibição do vídeo e exposição de amostras de larvas, mosquitos e maquetes com explicação das agentes de saúde. Na ocasião será feita a entrega de um questionário para ser levado para casa e respondido junto com os pais sobre o mosquito e as doenças que provoca.

No dia 22 (tarde) na Escola Pequenos Aprendizes e no dia 26 na Professora Veneza (manhã e tarde), serão realizadas atividades e oficinas em sala de aula. Haverá, ainda, o recolhimento de garrafas pets para confecção da Armadilha para mosquito. Os questionários respondidos pelos alunos deverão ser entregues nesta data.

A programação prevê, também, apresentação de teatro que está agendada para 19 de fevereiro (manhã e tarde) na Escola Municipal professora Veneza e no dia 29 (tarde) na Escola Pequenos Aprendizes.