A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde/Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, iniciou, nesta segunda-feira (06/01), a coleta de dados para o 1º LirAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, de 2014.

 

Oitenta agentes de saúde e 11 supervisores estão envolvidos na ação, que pretende vistoriar, até 10 de janeiro, pelo menos 4546 imóveis, distribuídos em 150 bairros reconhecidos para o programa de controle da dengue. Atualmente, o município está dividido em onze regiões, compreendendo uma amostra de 8 mil a 12 mil imóveis para o levantamento.

 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, o objetivo é verificar o índice de infestação geral do mosquito e por região do município, e quais os recipientes predominantes utilizados para seu desenvolvimento. As informações obtidas possibilitarão intensificar as ações nos locais com maior presença do vetor, para se evitar uma nova epidemia de dengue em 2014. “Durante as visitas, se houver água com larva, os agentes coletam uma amostra, e já eliminam o foco, fazendo o posterior tratamento necessário”, apontou. “A partir daí, é possível definir melhor os instrumentos de gestão para combate e controle do mosquito”, salientou.