Cinco candidato participaram (Foto: Amanda Quintiliano)

Presença de candidata de Pitangui gera incômodo em adversários; Ataques e defesas a governos também marcaram a noite

Marcelo Lopes

Amanda Quintiliano

Durante a noite desta quarta-feira (22), foi realizada a primeira bateria de debates promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), para as eleições deste ano.

Participaram os candidatos a deputado estadual, Adair Otaviano (MDB), Eduardo Print Júnior (SD), Irene Melo Franco (PSOL), Roberta Carrilho (PC do B) e Rinaldo Valério (Democrata Cristão).

Debate

Cinco candidato participaram (Foto: Amanda Quintiliano)

O debate foi composto de três blocos. No primeiro, cada candidato fez as devidas apresentações, tendo três minutos para falar.

No segundo, foram respondidas perguntas feitas pela platéia, com ordem de sorteio para cada concorrente e com o limite de dois minutos para respostas. Dentre as perguntas, estiveram questões como impostos, segurança pública, obras de rodovias, como a MG-050, obras do hospital público, desburocratização, desoneração da classe empresarial e a educação.

Finalizando o debate, cada concorrente realizou as respectivas considerações finais. Após isso, a presidente da CDL Divinópolis, Alexandra Galvão, entregou para os candidatos o manifesto do varejo. O documento representa os anseios da classe empresarial.

Avaliação

Como um todo, os candidatos avaliaram que o debate foi proveitoso para os eleitores conhecerem os mesmos. Segundo Irene Melo Franco, é uma oportunidade de expor as propostas.

“Avaliando, eu sou de Pitangui, mas defendo não somente essa cidade, mas também a região Centro-Oeste […] Divinópolis não foge a realidade dos outros municípios nas questões da falta de segurança, do desemprego, da saúde, educação. Os problemas são os mesmos, mas variam em cada município e vão aumentando”, disse a candidata.

A participação de Irene gerou certo incomodo, já que é de Pitangui. Adversários aproveitaram a fala para defenderem o voto entre candidatos locais, como Rinaldo Valério e Adair Otaviano. Este ano cinco com domicílio em Divinópolis registraram candidatura, além dos já mencionados estão: Eduardo Print Jr., Roberta Carrilho – que participaram do debate, e Cleitinho (PPS) e Aristides Salgados (PTB) – que não participaram por não terem inscrito dentro do prazo previsto nas regras.

Cleitinho acompanhou do debate da plateia da CDL e ainda não confirmou se deverá participar do próximo.

Sabatina

Eduardo Print Júnior considerou o evento como uma sabatina, onde os candidatos puderam se expressar sobre o que se espera do futuro no estado. Com um discurso mais realista fez um um raio X da região, falou da MG-050, mas também mencionou a BR-494 que liga a MG-050 a BR-381 e BR-262, ambas cortam municípios do Centro-Oeste.

“Hoje, a pauta maior aqui foi mais voltada para o desenvolvimento econômico, pois todos estão preocupadas com o futuro do nosso país e as empresas não querem fazer investimentos no Brasil e com isso não investem em Minas e muito menos aqui no Centro-Oeste”, relatou ao PORTAL, após o debate.

Saúde

A saúde também foi um dos temas abordados. Rinaldo Valério tocou na ferida e responsabilizou a paralisação das obras do Hospital Público Regional como um dos principais fatores para a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Defendeu a conclusão e a gestão por meio de Organização Social (OS), possibilitando 60% dos atendimentos ao SUS e o restante para a saúde complementar.

Ao término, Rinaldo disse que o debate possibilitou mostrar que cada um dos candidatos é.

“Para votar, a pessoa tem que conhecer o candidato, ver o passado, trabalho e a luta do dia a dia, pois a população está cansada de ver políticos profissionais […] A CDL hoje nos deu essa oportunidade. De mostrar quem somos nós […] Essa oportunidade temos através desses debates” disse Rinaldo.

Polêmica

Disputando a primeira eleição, Roberta Carrilho gerou polêmica e pedido de direito de resposta. Usou boa parte do tempo para defender o atual governador, Fernando Pimentel (PT) das críticas de paralisação da obras, como a do Hospital Público, atrasos salarias, entre outros problemas. Não perdeu a oportunidade de atacar a administração anterior e dizer que o presidente Michel Temer (MDB) está “bocoitando Minas Gerais”.

Ao analisar o debate ao PORTAL não perdeu a oportunidade de alfinetar mais uma vez os adversários.

“Falam coisas repetidamente populistas, para agradar ao público e que realmente não são verdades. Isto que estou querendo combater. Não quero mais conviver com esses representantes que falam coisas bonitas, mas na realidade, não fazem nada disso (…) Estou vindo para ser uma renovação, inovação, para que o povo de Divinópolis e de Minas possa ter opção de sair desse marasmo, dessa velha política”, falou.

Diálogo e tapa na mesa

Adair Otaviano manteve o mesmo tom que o mantêm vereador há cinco mandatos. Disse que não quer ser eleito para ser amigo de governador. Afirmou ter coragem para tocar na ferida, cortar regalias – como cortou os carros oficiais de vereadores – bater na mesa. Rebatendo Roberta, salientou que será aberto ao diálogo, mas que não fugirá a nenhum embate a favor do povo.

Sobre o debate, disse ter sido um momento de transparência.

“Vimos aqui que a democracia tem que reinar, apesar da gente, às vezes, discordar de alguma fala, mas temos que dizer que a CDL está de parabéns, pois está preocupada não somente com o andamento e funcionamento da nossa cidade, mas também com o da nossa região e estado”, finalizou.

CDL Divinópolis

Segundo Alexandra Galvão, a primeira etapa foi vencida com êxito e um debate propositivo.

“Tivemos ideias apresentadas e uma oportunidade do movimento lojista apresentar para os candidatos o conceito do nosso segmento, sempre citando a burocratização, a simplificação do sistema tributário e o enxugamento da máquina pública. São fatores fundamentais para que possamos promover os avanços e o desenvolvimento econômico de nosso país”, contou Alexandra ao PORTAL.

A entidade irá realizar mais outros futuramente, com o objetivo de ouvir os demais candidatos à Assembléia Legislativa. Um deles está previsto para o dia 04 de setembro.

“Como o primeiro foi um sucesso, a intenção é ampliar esse momento de diálogo e isso é muito importante para a sociedade. Essa exposição de visibilidade de ideias é fundamental.”, finalizou.

O debate será transmitido na fanpage do PORTAL (Foto: Amanda Quintiliano)

Próximo debate

Nesta quinta-feira (23), mais um debate será realizado no auditório da CDL, desta vez, com os candidatos ao cargo de deputado federal. Participarão Bruce Martins (Podemos), Domingos Sávio (PSDB), Gilmar de Assis (PSB), Heloísa Cerri (Avante), João Wellington (Democratas), Newton Cardoso (MDB), Sargento Elton (Patriota), Tiago Mitraud (Novo) e Will Bueno (PPS).

O evento começará às 19h30 e é restrito a associados e convidados da entidade. Você pode acompanhar pela transmissão ao vivo do PORTAL na nossa fanpage (Clique aqui).

Veja como foi o primeiro dia de debate: