Espaço Cozinha Sebrae terá programação gratuita entre os dias 4 e 7 de junho com receitas inspiradas na culinária mineira
O Sebrae Minas participa da 18ª edição do Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica com uma programação especial voltada para a valorização da culinária regional e o fortalecimento dos pequenos negócios. Entre os dias 4 e 7 de junho, o espaço Cozinha Sebrae receberá chefs convidados e empreendedores locais para apresentações culinárias gratuitas na Praça Dom José Medeiros Leite.
Além de apresentar receitas inspiradas nos sabores do interior mineiro, a iniciativa também busca promover conexões entre gastronomia, cultura, turismo e empreendedorismo. Dessa forma, o projeto fortalece a economia local e amplia a visibilidade dos produtores da região.
Chefs apresentam releituras da cozinha mineira
A programação inclui aulas-show com pratos que valorizam ingredientes e tradições da região. Ao mesmo tempo, os chefs apresentam releituras criativas de receitas tradicionais da culinária mineira.
No dia 6 de junho, às 14h, o chef Maycon Mazza, integrante da Academia de Chefs do Sebrae Minas e proprietário da Mercearia Tamém, em Divinópolis, apresentará a receita “Resguardo da Roça”. O prato traz uma releitura da tradicional galinha caipira, acompanhada de milho cozido, quiabo tostado e caldo espessado com farinha de milho.
Já no dia 7 de junho, às 13h, a chef Mariana Gontijo comandará a apresentação da receita “Isso não é um risoto”. A preparação utiliza canjiquinha cremosa e ingredientes produzidos em Itapecerica, como o queijo Sabores da Ovelha, o ragu de linguiça do Paulinho e o mel Ita Brasil.
Além disso, as apresentações permitirão que o público conheça novas possibilidades gastronômicas a partir de ingredientes típicos da região.
Gastronomia impulsiona pequenos negócios
Segundo a analista do Sebrae Minas, Ana Caroline Pessoni, o projeto vai além da demonstração de receitas.
“O objetivo do Cozinha Sebrae é criar conexões entre tradição, cultura e empreendedorismo movimentando cadeias produtivas locais e fortalecendo os pequenos negócios”, destaca.
Nesse sentido, a ação fortalece empreendedores do setor de alimentação fora do lar e amplia a visibilidade dos produtores locais. Além disso, incentiva a geração de renda e o desenvolvimento econômico regional.
Festival espera receber 40 mil visitantes
Ao longo dos quatro dias de evento, a expectativa da organização é receber cerca de 40 mil visitantes. O número chama atenção porque supera a população estimada de Itapecerica, que possui aproximadamente 21 mil habitantes.
Além das atrações gastronômicas, o festival contará com mais de 60 barracas de comidas e bebidas. Paralelamente, a programação incluirá apresentações musicais e atividades culturais para diferentes públicos.
Por isso, o evento já se consolidou como um dos principais festivais gastronômicos do Centro-Oeste mineiro. Consequentemente, a cidade atrai turistas de diversas regiões de Minas Gerais durante os dias de programação.
- Vacimóvel e equipe itinerante percorrem Divinópolis na próxima semana; veja locais e horários
- Carro perde controle sob chuva e bate em caminhão-tanque na BR-262 em Nova Serrana
- Divinópolis terá novo Hospital do Câncer com investimento de R$ 100 milhões
- Capotamento na MG-050 deixa duas pessoas feridas em Divinópolis
- Ônibus de transporte de funcionários pega fogo no Bairro Nações em Divinópolis
Identidade gastronômica fortalece turismo local
Além da participação no festival, o Sebrae Minas desenvolve, desde 2025, um projeto de construção da Identidade Gastronômica de Itapecerica. A iniciativa ocorre em parceria com a Prefeitura e o Sicoob Crediverde.
O trabalho busca transformar o patrimônio culinário do município em um vetor de desenvolvimento econômico, turístico e cultural. Para isso, a equipe mapeou ingredientes, receitas tradicionais, produtores rurais e histórias que ajudam a construir a identidade alimentar da cidade.
Ao todo, o projeto realizou 40 entrevistas com produtores, cozinheiros, artesãos, empresários e empreendedores locais. Como resultado, o município passou a construir, de forma colaborativa, um planejamento voltado para a valorização de sua cultura gastronômica.
Além disso, o levantamento identificou oportunidades para ampliar mercados, fortalecer negócios e preservar tradições culinárias que fazem parte da história local.
Plano de futuro vai orientar ações no município
Ainda em 2026, o Sebrae Minas entregará um documentário, um e-book sobre a gastronomia local e um Plano de Futuro para o município.
O documento reunirá diretrizes e ações estratégicas para fortalecer o setor gastronômico, incentivar a preservação dos saberes tradicionais, ampliar a promoção turística e criar novas oportunidades de mercado para os empreendedores locais.
Além disso, o plano pretende orientar investimentos e ações que contribuam para consolidar Itapecerica como referência gastronômica em Minas Gerais.
Para o prefeito Gleitinho do Valério, a parceria representa um marco para o desenvolvimento do município.
“Esse é o maior passo da nossa história. O grande objetivo é fazer com que o turista viva essa experiência de janeiro a janeiro, e não apenas durante os dias de festival. Vamos valorizar ainda mais a gastronomia do nosso povo e consolidar Itapecerica como uma referência em turismo gastronômico não só no Brasil, mas na América Latina”, afirma.
Assim, o município amplia sua estratégia de promoção turística. Ao mesmo tempo, fortalece a gastronomia como um dos principais elementos de sua identidade cultural e econômica. Consequentemente, cria novas oportunidades para empreendedores, produtores e toda a cadeia ligada ao turismo regional.



