A apresentação do trabalho será nesta segunda (03), com uma ação online as 19h30, onde será apresentado a trilha de capacitação ás empresas que aderirem.

 

Entre os meses de agosto e novembro, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), irá realizar um plano estratégico de ação para retomada da atividades do setor de alimentação fora do lar, em Divinópolis. A apresentação do trabalho será nesta segunda-feira (03), com uma ação online, que acontece a partir das 19h30, momento em que será apresentado toda a trilha de capacitação ás empresas que aderirem ao projeto. A inscrições podem ser feitas pelo telefone (37) 9.9919-14-88 ou por meio deste link

De acordo com o analista do Sebrae Minas Denis Magela, inicialmente o plano de retomada irá trabalhar com 30 empreendimentos de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes, cafeterias, hamburguerias, entre outros.

“Essa é uma das ações definidas como prioritárias na estratégia de apoio do Sebrae Minas às empresas do setor para a retomada dos negócios na região, em decorrência das restrições de distanciamento social, impostas pela pandemia de covid-19, que estão impactando diretamente as empresas, seja com fechamento total ou parcial”, explica Denis.

Historicamente a atuação do Sebrae no município junto ao seguimento de alimentação fora do lar tem atendido um número considerável de empresas. O objetivo é impulsionar o setor, por meio de capacitações e consultorias em gestão e inovação, além da realização de eventos, como o Festival Prato da Casa e a Feira Gastronômica.

“Esperamos preparar as empresas para a abertura de forma segura, considerando as adequações aos protocolos de saúde, para evitar o contágio da covid-19, além de propor melhorias de processos para adoção de novas práticas de operação”, pontua Magela.

 

O que dizem as estatísticas

A Abrasel estima que entre 30 e 40 % dos bares e restaurantes podem fechar as portas definitivamente. Já a “Pesquisa Sebrae: o impacto do coronavírus nos pequenos negócios” revelou que 87% tiveram diminuição do faturamento desde o início da pandemia.

Entre os que fecharam de vez, a maioria (52%) está em busca de emprego ou pretende ser autônomo. Além disso, 41% das empresas afirmam terem dívidas /empréstimos em aberto.

 

Consumidores apreensivos com a retomada

 

Segundo pesquisa realizada pela Galunion e Qualibest no mês de abril, entre os negócios de alimentação que o consumidor mais irá evitar pós distanciamento social estão: quiosques e carrinhos de comida de rua (56%), foodtrucks (42%) e restaurantes de buffet por quilo (40%).

 

Ainda de acordo com a pesquisa, nas cidades em que bares e restaurantes já reabriram, as vendas estão entre 50% a 90% mais baixas do que no mesmo período de 2019.

 

Na pesquisa realizada pela Innovation Center, 52% dos consumidores afirmaram que aumentaram a frequência de cozinhar dentro de casa e pretendem manter essa prática pós covid-19, mais uma barreira para atrair o consumidor até os restaurantes. “Eu cozinhava em casa só de vez em quando. Com o surgimento da pandemia, acabei me dedicando mais a essa prática e estou gostando. Vou continuar”, afirma a videomaker Kátia Fonseca.