Pedro Henrique Jonas

 

Vazão do Rio Formiga está na metade (Foto: Divulgação/PMF)

Vazão do Rio Formiga está na metade (Foto: Divulgação/PMF)

 

A prefeitura de Formiga decretou estado de calamidade pública devido à falta de água na cidade, na tarde desta terça-feira (14). O decreto foi publicado na manhã desta quarta-feira (15), no Diário Oficial dos Municípios Mineiros. A medida foi tomada pela prefeitura, pois o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) não está conseguindo abastecer a população, já que a vazão do Rio Formiga tem caído consideravelmente.

 

Segundo informações do SAAE, a vazão de água do Rio Formiga que chega às estações de tratamento atualmente está em 90l/s, funcionando com menos da metade do fluxo normal que é de 187l/s.

 

Está sendo feito um processo de racionamento, onde os bairros recebem água durante um dia e no outro a água não chega às casas dos moradores. O SAAE também informou que utilizam quatro caminhões pipa para auxiliar no abastecimento de lugares prioritários, como hospitais, escolas, residência com doentes e idosos.

 

Na cidade, desde a semana passada, a prefeitura está implantando quatro poços artesanais, que vão servir para auxiliar no abastecimento de água para a população. O próximo poço a ser instalado será no Bairro Cristo, nessa quinta-feira (16).

 

 Responsabilidade é também dos produtores rurais

 

A Prefeitura de Formiga e o SAAE reuniram com produtores rurais na última semana para pedir a colaboração desses produtores, já que eles utilizam água para irrigação dos plantios. Os produtores prometeram colaborar com o uso consciente da água e a Prefeitura estipulou um prazo de seis dias para se adequarem.