Amanda Quintiliano

 

Secretária disse que a equipe está identificando as escolas com menor índice (Foto: Geovany Corrêa/CMD/Arquivo)

Secretária disse que a equipe está identificando as escolas com menor índice (Foto: Geovany Corrêa/CMD/Arquivo)

Depois de três Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média, a rede municipal de ensino não conseguiu atingir a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC). A diferença foi de apenas um décimo, mas o que chamou a atenção foi a redução no avanço da qualidade do ensino em relação aos ano anteriores (Veja tabela abaixo).

 

A responsabilidade desta queda foi atribuída pela secretária de Educação, Rosemary Lasmar à família dos estudantes. Segundo ela, devido a necessidade dos pais de trabalharem o apoio dado aos alunos em casa, por exemplo, nas tarefas, tem reduzido.

 

“Posso garantir com 100% de certeza que a qualidade do ensino oferecido, dos profissionais, dos funcionários, é a mesma. O que temos notado é uma redução na dedicação dos alunos aos estudos”, comentou.

 

Nessa dedicação Rosemary incluiu vários itens. Além da falta de apoio em casa, ela citou a violência e a insegurança.

 

“Como os pais trabalham eles delegam 100% da formação para a escola, somado a isso tudo a gente ver que a rede municipal não está avançando como nós queríamos”, afirmou.

 

Se no ciclo final a meta não foi alcançada, nos anos iniciais não houve avanço. O município ficou estagnado na nota 6. O índice foi alcançado em 2011 e agora em 2013.

 

“Nos primeiros anos do ciclo a família é mais presente. Nos últimos anos os alunos são maiores e os pais acham que os alunos dão conta sozinhos das tarefas”, argumentou.

 

Medidas

 

A secretária disse que todos os projetos desenvolvidos pela secretaria foram mantidos. Citou ainda do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) da Educação. Afastando a responsabilidade do município, falou que os profissionais estão motivados e valorizados.

 

A partir de agora será feito um levantamento das escolas que conseguiram as menores notas.

 

“O mais o importante de tudo é que o Ideb é um diagnóstico e a Semed vai estudar o resultado, vamos ver por escola, para saber quais atingiram os índices menores e ver o que podemos fazer”, afirmou.

 

O resultado completo das redes estadual, municipal e geral, você pode conferir clicando aqui. Abaixo seguem os índices alcançados na rede municipal.

 

4ª série/5º ano

 

Escola municipal 4 série

 

8ª série/9º ano

 

Escola municipal 8 série