A Secretaria Municipal de Saúde está investigando dois casos suspeitos de zika vírus em Bom Despacho. Até o momento nenhum foi confirmado na cidade. Mesmo assim, a população deve se manter alerta e eliminar a água parada.
A Secretaria de Saúde alerta as gestantes, pois se contraírem zika vírus têm chances de ter um bebê com microcefalia. A orientação é para eliminarem os possíveis criadouros do mosquito transmissor, usarem repelentes aprovados, cobrirem bem o corpo e ficar longe de locais com maior risco de focos.
Ainda segundo a secretaria, a prefeitura tem feito inúmeras ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, mesmo com o corte do Governo Federal de R$ 4 milhões na saúde e com a imposição de limitar a contratação de agentes de endemias. A Secretaria de Saúde de Bom Despacho contratou mais agentes para reforçar as visitas domiciliares e está multando os moradores de imóveis com criadouros do mosquito transmissor.
A Secretaria de Saúde não divulgou a idade e nem identidade das duas pessoas que estão com suspeita da doença. O resultado do exame deverá ser emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Não há previsão de conclusão.