Skip to main content

Segundo especialista, nos 110 anos, Divinópolis reforça sua imponência como pólo do Centro-Oeste

By 01/06/2022junho 3rd, 2022Gerais, Outras Notícias

Comemorando 110 anos nesta quarta-feira (01), Divinópolis não para de crescer e se firmar como pólo da região Centro-Oeste de Minas. A cidade com mais de 240 mil habitantes recebe pessoas de diversas partes do estado que aqui se instalam e são bem acolhidas. 

A “Terra do Divino” é promissora e abarca um grande número de empresas, órgãos públicos, instituições de ensino. Em constante desenvolvimento, celebra um novo ciclo com o foco no futuro. 

De acordo com o professor da Una Divinópolis e especialista em gestão, Jefferson Thompson, o findar de maio e início de junho, trazem eventos marcantes para município, como a abertura da Divinaexpô e o aniversario da cidade, celebrado em 01/06, reforçando sua importância para a região e a força no desenvolvimento nas mais diversas áreas. 

“Esta data tem grande relevância, pois a partir dela, Divinópolis passou para o status de cidade e com isto o seu crescimento não parou. Ao longo destes anos a cidade se tornou referência tendo sido por muitos anos a maior oficina de locomotivas da América Latina, a primeira usina de álcool motor (Usina do Gravatá), passou a receber diversos órgãos governamentais; quer seja da esfera estadual ou federal, como a Receita Fazendária Estadual, Receita Federal, órgãos da esfera jurídica e administrativa das mais diversas ordens e com isto o comércio, indústria e serviços alavancaram sensivelmente”, destaca Jefferson. 

O professor conta que a partir da emancipação político-administrativa, o município iniciou a extração de minério e posteriormente a expansão siderúrgica do Gusa. Assim, houve o crescimento da indústria da confecção e as mais variadas oportunidades em serviços, entre eles os hospitais e atividades do comércio atacadista e varejista. 

“Atualmente, Divinópolis se mantém com todas as frentes que a alavancou economicamente e socialmente, mas dois novos movimentos relativamente recentes, coloca Divinópolis em evidência em sua vocação vanguardista. Destacamos o crescimento do Ensino superior em Divinópolis, com Faculdades Privadas, Federais e Estaduais, com programas de Graduação e Pós graduação latu Sensu e Strictu Sensu e neste cenário da evolução educacional, que também passou pelo ensino médio e básico, público e privado, vem à tona o turismo de eventos”, ressalta o especialista. 

DivinaExpô

Ainda segundo Jefferson Thompson, a Divinaexpô é considerada a maior festa da cidade e figura entre as 05 maiores do segmento no país, obtendo relevância e presença nacional, com a participação de artistas das mais diversas áreas e fomentando o agronegócio em nossa região. Para a realização da festa, poder público, economia privada e órgãos de segurança e saúde se organizam para fazer mais uma edição inesquecível. 

“A Divinaexpô possui grande importância, não apenas como evento em si, mas porque leva socialização e comunicação para a comunidade e também contribui economicamente com intensa movimentação, hoteleira, bares, restaurantes, locação de imóveis por meio tradicional ou por aplicativos, locação de veículos e toda uma estrutura de prestadores de serviços como salões, lojas de roupas e calçados”, enfatiza. 

Para o professor, a celebração de aniversário da cidade e a realização da quinquagésima edição da Divinaexpô marca um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento. 

“Que Divinópolis complete seus 110 anos com muito crescimento e com toda a responsabilidade econômica e social desta cidade que tem em seu hino a referência de ‘Cidade Esperança’ de novos tempos ainda mais prósperos”, finaliza.