João Victor Silva
Detentos do presídio Floramar, em Divinópolis, fizeram um motim na manhã desta quinta-feira (23). Está é a segunda vez só está semana. O assunto ganhou repercussão na câmara. O vereador Marcos Vinícius (PROS) relatou casos de falta de medicamentos, atendimento jurídico suspenso, dentre outras reclamações dos presos.
O vereador informou que na terça-feira (21), a equipe AGITE foi acionada para controlar o motim organizado pelos presidiários, jogando pertences e alimentação de todos os presos fora. Segundo o parlamentar, todos os detentos foram colocados no pátio nus, debaixo de chuva e ali permaneceram por horas. Também existe a informação de que os agentes do presídio efetuaram tiros de borracha nos detentos.
Segundo o vereador, “outras informações dão conta de que seis detentos já foram transferidos pro presídio de Pará de Minas e também para Formiga, e outros deverão ser transferidos nos próximos dias”.
Além disso, o edil foi informado de que nas brigas entre facções, pelo menos um detento foi levado às pressas na UPA para ser atendido em uma situação deplorável pelas agressões que sofreu dentro do presídio Floramar.
Os motivos para as reivindicações são vários, como expostos pelo vereador: “as reclamações são de que o atendimento jurídico foi suspenso, os advogados não podem entrar naquela unidade penal, o banho de sol e as visitas íntimas estão sofrendo restrições, o atendimento dental está em falta, e eu vou reportar aqui uma das várias pessoas que me ligaram e mandaram mensagens, onde informações de que presos na Floramar estão passando por situações desumanas. Os detentos estão em rebelião devido à falta de atendimento médico e fornecimento de comida estragada. O presídio proibiu a entrada de medicamentos e cortou o fornecimento dos mesmos. Os detentos estão sem nenhuma assistência médica por parte do presídio, somente os casos que o mesmo corre risco de morte.”
O vereador pediu que a Comissão de Direitos Humanos apure o caso.
Nota Oficial
A Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) informa:
“Agentes de Segurança Penitenciários do Presídio Floramar, em Divinópolis, contiveram na manhã desta quinta-feira, 23.11, ações de indisciplina e insubordinação durante o banho de sol. Dois presos iniciaram uma briga, que levou ao envolvimento de outros detentos. Foi necessário o uso de munição menos letal para a contenção. Dois presos foram encaminhados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas foram liberados e já retornaram para o Presídio.
No dia 21.11, terça-feira, houve outro movimento de indisciplina dentro de algumas celas, porém sem nenhum ferido. Os presos foram levados para o pátio de sol e as celas revistadas.
A direção da unidade prisional está providenciando o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e os presos identificados como responsáveis pelas ações serão analisados pelo Conselho Disciplinar do Presídio”.