Com a transferência da gestão da iluminação pública para as prefeituras, desde janeiro algumas ruas de Divinópolis estão no escuro. Se antes as lâmpadas queimadas eram vistas apenas nos bairros, como Esplanada, Porto Velho e Belvedere, o problema já se estende para a região central. Este é o caso da Rua Sergipe, entre Amazonas e Espírito Santo.
Lá há um poste com a lâmpada queimada há mais de duas semana. Outro poste, descendo a Amazonas, já apresenta sinais de problema. Há momentos em que a lâmpada acende e em outros apaga. Gargalo semelhante ao do Esplanada. Entretanto, lá, bem na praça do bairro, moradores improvisam a iluminação, temendo a ação de bandidos.
O prazo para as prefeituras brasileiras se adaptarem terminou no dia 31 de dezembro. Desde então, foram vários adiamentos para a conclusão da licitação. Prefeitos da região chegaram até mesmo a cogitarem a formação de um consórcio para baratearem o serviço. Por fim, a Divinópolis irá aderir a ata de uma licitação já realizada em outra cidade.
“A empresa vencedora da licitação está apresentando os documentos necessários. No fim da próxima semana a ata estará assinada e a empresa poderá começar os serviços de manutenção”, consta na nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Divinópolis tem cerca de 29 mil pontos de iluminação pública. Em alguns casos, onde não há iluminação a responsabilidade ainda é da Cemig. A companhia ficou responsável pela manutenção de 300 pontos. O serviço deve ser concluído ainda este mês.