?

A manhã desta segunda-feira (01) foi marcada por várias horas de reunião na Gerência Regional de Saúde, em Divinópolis. O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) acompanhado de deputados, promotores e representantes de órgãos relacionados a área participaram de uma videoconferência com o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado.

O objetivo foi tentar fechar a proposta para os médicos da maternidade do Hospital São João de Deus. Inicialmente foi avaliada a possibilidade de ampliar em até 15% o valor dos plantões do ginecologista, chegando assim a R$ 1,7 mil para 12 horas de trabalho. Para viabilizar este valor, o governo estadual anteciparia a contrapartida da Rede Cegonha.

Apesar do hospital ter aderido ao programa federal há cerca de seis meses, até hoje não houve o repasse de um centavo. De acordo com informações repassadas ao término da primeira reunião, a ideia é que este acordo com o Estado seja documentado e ao invés de ser por meio de convênio, seja feito por resolução ou decreto, para impedir que haja alguma interrupção quando o novo governador, Fernando Pimentel (PT) tomar posse.

O jurídico da Secretaria de Estado de Saúde irá avaliar os meios de fazer essa antecipação da Rede Cegonha de forma legal. O município e o hospital também querem assegurar que este repasse seja feito mensalmente, evitando assim futuros transtornos por atrasos de pagamento.

A proposta foi apresentada no início desta tarde aos médicos, em uma reunião na Prefeitura. Até o fechamento desta matéria ainda não houve definição.