Foto: Elvis Gomes/Uemg

Ação conta com exposições, mesas-redondas, palestras e oficinas

A Semana de Museus será realizada entre os dias 16 e 26 em Divinópolis (MG). Na cidade, a ação será promovida pelo Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud).

O que é a Semana de Museus:

  • É uma ação cultural, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que ocorre em todo território nacional, em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e que busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando o público visitante e intensificando a relação dos museus com a sociedade.
  • No ano de 2023, em sua 21ª edição, o evento propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção sustentabilidade, educação ambiental, saúde mental e inclusão social e acontece entre os dias 15 e 21 de maio em instituições museológicas de todo Brasil.
  • Dessa forma, o tema proposto para esse ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, apoiando três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU, a saber: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Como será a Semana em Divinópolis:

  • Em Divinópolis a Semana dos Museus será promovida pelo Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud),com o apoio das Coordenações Integradas de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (CIEPP), do Grupo de Pesquisa e Extensão Sobre Relações Étnico-Raciais Quilombo e Tehey Pataxoop, do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) História e Interdisciplinar, da Direção Acadêmica, dos cursos de Agronomia, História e Ciências Biológicas da UEMG Unidade Divinópolis.
  • A semana será entre dos dias 16 e 26 de maio e conta com exposições, mesas-redondas, palestras e oficinas.
  • Outro destaque desse ano é a parceria com a Superintendência Regional de Educação – SRE e a Secretaria de Educação de Divinópolis.
  • Trata-se de um projeto que, além de ofertar visitas às exposições, oficinas, mesas-redondas promoverá também visitas técnicas ao CEMUD (por se tratar de uma Instituição Museológica e Arquivística da UEMG Divinópolis), aos Laboratórios, Biblioteca e aos Núcleos de Pesquisa e Extensão da Unidade.
  • “Buscamos, com essas visitas, ampliar o conhecimento das atividades, cursos oferecidos e infraestrutura da UEMG Unidade Divinópolis para a comunidade escolar da região”, informou o Cemud.