A celebração do Domingo de Ramos abriu a última semana da Quaresma. A Semana Santa é o ápice da liturgia cristã. Nela se celebra a maior festa de seu calendário, a Páscoa que se dá com a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Em Itapecerica esta liturgia, entre todas as demais celebrações, foi sempre a atividade religiosa mais solene e mais concorrida de povo.
As celebrações são marcas por procissões iniciadas com o Domingo de Ramos. Nesta segunda-feira (10) será realizada a procissão de Depósito às 19h30; na terça (11) a das Dores; na quarta (12) a do Encontro; ambas às 18h30 após a missas; na sexta (14) a do Enterro às 20h; e no domingo (16) a do Triunfo às 18h.
Milhares de devotos acompanham as celebrações em Itapecerica. Pode-se afirmar que, desde meados do século XVIII e princípios do século XIX, a Semana Santa é realizada na cidade com a mesma estrutura geral, obedecendo sempre às adaptações litúrgicas determinadas pela igreja
Desde meados do século XIX, é celebrada em Itapecerica no estilo atual, observando-se uma harmônica conciliação entre valores culturais e reformas litúrgicas.
Veja a programação completa: