Evento tem como objetivo alertar os participantes sobre todos os tipos de abusos infantis, além de aprender a detectá-los nas crianças e adolescentes que sofrem com estes crimes

Marcelo Lopes

No dia 18 de abril, será realizado em Divinópolis, o Seminário de Capacitação Agentes Pela Vida, abordando o tema da campanha “Criança Nasceu Para Ser Amada e Não Para Ser Abusada”. O evento organizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (ACID) e o Grupo de Apoio à Adoção – De Volta Para Casa, terá como objetivo alertar os participantes sobre todos os tipos de abusos infantis, além de aprender a detectá-los nas crianças e adolescentes que sofrem com estes crimes.

“É um evento muito importante e traz vários assuntos relacionados aos direitos da criança e do adolescente, para falar sobre a questão do gênero, do abuso sexual (…) e conta com todo o nosso apoio, inclusive do movimento Todos Contra a Pedofilia”, diz o delegado Carlos José Fortes, um dos participantes do seminário.

Além de Carlos Fortes, o delegado regional da Polícia Civil, Leonardo Pio e a juíza da Segunda Vara de Família e Sucessões de Divinópolis, Andréa Barcelos também irão palestrar durante o seminário. A membra da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga os maus tratos contra crianças em todo o país, Damares Alves, virá para Divinópolis ministrar a capacitação.

Iniciativa

A campanha é oriunda da CPI dos Maus Tratos, instalada em agosto de 2017 pelo senador Magno Malta (PR-ES). Divinópolis será a única cidade, exceto a capital capixaba, Vila Velha, a receber o seminário. A vinda do evento para a cidade foi solicitada pela membra da Frente Parlamentar em Defesa da Família e organizadora, Sandra Amaral.

“Como eu faço parte da frente parlamentar, em defesa da família, onde ele é presidente e estou como coordenadora nacional de adoção, pedi para que o Magno nos contemplasse com esta capacitação, que irá vir com certificado da CPI para as pessoas que irão fazer e é muito importante, porque às vezes, se fala tanto de pedofilia, mas as pessoas esquecem dos outros abusos infantis”, disse Sandra.

Sandra acredita que o seminário irá chamar a atenção de todos. Além do certificado de capacitação, cartilhas produzidas pela CPI irão ser distribuídas para quem se inscrever.

“Depois que se fala sobre o assunto, as pessoas começam a entender que os abusos não são somente sexuais, mas também psicológicos, físicos. Tem o bullying, o cyberbullying e a Dra. Damares irá falar disso para nós. Então pais, professores, assistentes sociais, que trabalham com enfermaria, qualquer pessoa que está por perto de uma criança, irá aprender como detectar que ela está sentindo qualquer tipo de abuso. Vai ser um alerta muito grande para todos”, completou.

O seminário será realizado das 9h às 13h, no auditório vermelho da Faculdade Pitágoras. Para participar, basta se cadastrar no link ou entrar em contato diretamente pelo telefone (37) 3512-7800.