Nos dias 27 e 28 de setembro, de 7h às 11h e 13h às 17horas, no auditório da Faculdade Pitágoras, está agendada a realização do Seminário Contra a Violência nas unidades de saúde de Divinópolis. A ação é um dos desdobramentos da reivindicação e sugestão do Sintram e Comissão de Servidores à Prefeitura de Divinópolis no sentido de garantir mais segurança aos trabalhadores e usuários, diante dos crescentes relatos de violência.

A reivindicação do sindicato vem desde julho, quando foi enviado ofício a Prefeitura de Divinópolis, solicitando reunião com o prefeito Vladimir Azevedo para discutir medidas efetivas, visando garantir a integridade física e bem estar dos servidores e usuários. Juntamente a isso, o Sintram distribuiu abaixo-assinado em todas as unidades, promoveu manifestação em frente à Prefeitura e participou de reunião com a secretária de saúde, Kênia Carvalho, juntamente com Comissão de Servidores, onde foi sugerida a realização do Seminário e a instalação de câmeras de monitoramento e contratação de seguranças.

A administração confirmou ao sindicato a instalação câmeras em 43 unidades de saúde do município. A presidente, Luciana Santos, ressaltou o resultado positivo da mobilização dos servidores.

“Tivemos avanços neste diálogo com a Prefeitura e continuamos lutando pela contratação de seguranças nas unidades. Aguardamos agora o mais breve possível a instalação das câmeras de vigilância, o que dará um pouco mais de segurança aos nossos servidores”, disse Luciana.

Treinamento

O treinamento irá abordar relatos de experiências exitosas de próprios servidores com dicas para atendimentos. Além disso, a Polícia Militar será parceira no processo tratando de postura frente a situações de risco. A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo a convocação dos servidores, que serão liberados para o treinamento.