Portal Centro-Oeste

O 1º Seminário do Turismo de Divinópolis terminou nesta quarta-feira (25) apresentando as potencialidades do município. Durante dois dias, os palestrantes apresentaram os pontos turísticos para serem explorados em Divinópolis.

O secretário-adjunto de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Pessoa Arrais, abriu o evento nesta terça-feira (24). 

“Passamos aos convidados que Divinópolis vai virar um produto. Como toda mercadoria, precisa ser vendido e empacotado no supermercado chamado turismo. Precisamos fazer um trabalho para esse produto chamado Divinópolis. A cidade precisa ser desejada; e foi isso o que mostramos na palestra, e quais projetos cabem nesse produto”, afirmou.

Na programação do primeiro, houve ainda o tema “Turismo, educação e cultura” com a professora Maria Ângela Sena Rabelo. Na sequência, foi a vez da jornalista Sônia Terra com o tema “Turismo e patrimônio público”, e o empresário Gustavo Bicalho encerrou a programação com o tema “Experiências turísticas do projeto Prato da Casa”.

No segundo dia, a representante da Superintendência Estadual de Políticas para o Turismo destacou as “Políticas de regionalização do turismo”.  Na sequencia, o professor, o coordenador do Curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcelo Viana Ramos, destacou a importância do turismo regional e sua contribuição para a economia e a cultura.

A Cruz de Todos os Povos foi destaque no tema “Turismo religioso mundial e orgulho do nosso Brasil” com Marco Túlio e José Geraldo Silva Lucas e Álvaro Espíndola, que são arquiteto e engenheiros  da Associação Terra de Deus. O projeto da Cruz de Todos os Povos, coordenado pela Associação Terra de Deus, propõe a construção de uma estrutura em forma de cruz com 74 metros de altura, que deverá ser instalada no Morro do Gurita, no bairro Santo Antônio dos Campos (Ermida), em um terreno de 10 mil metros quadrados.

Encerrando o evento, foi a palestra “Experiências turísticas: políticas e ações do circuito verde trilha dos bandeirantes para o turismo” com o gestor do Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes, Elisiário Alves Souza.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, José Alonso Dias, o evento mostrou as potencialidades para o crescimento de Divinópolis no setor.

“Foi uma oportunidade necessária para Divinópolis entrar forte no turismo. Temos pontos turísticos importantes e podemos explorar Divinópolis de várias formas, como Divinaexpô, Festa Fantasia, Festa da Cerveja, Festas de Reinado, Prato da Casa, Prato Rural, Circuitos de Corrida de Rua, Missa Conga, Unidance, confecções, shoppings da moda, encontros de motoqueiros e Cruz de Todos os Povos, no futuro”, destacou.