O evento compõe a proposta de formação continuada (Foto: Divulgação)

O evento compõe a proposta de formação continuada (Foto: Divulgação)

Com objetivo de evidenciar as vivências e as apropriações dos professores alfabetizadores em seus contextos de formação e na sala de aula, além de refletir sobre as possibilidades do trabalho pedagógico no cotidiano escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta sexta-feira (20), de 13 às 18h o Seminário de Alfabetização da Idade Certa do Pacto Nacional (Pnaic).

 

Com o tema: “Processos formativos e ações pedagógicas efetivando vínculos de aprendizagem em sala de aula” o seminário marca o encerramento das ações formativas da Língua Portuguesa do ano de 2013 com a certificação de 159 professores alfabetizadores.

 

O evento compõe a proposta de formação continuada em alfabetização para os professores do ciclo de alfabetização do 1º ao 3º ano da rede pública municipal, em consonância com a proposta do Ministério da Educação (MEC) de uma carga horária de 120 horas para capacitação docente, ao longo do ano letivo. Em 2012, o município aderiu ao Pacto Nacional Pela Educação na Idade Certa (Pnaic), um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

De acordo com a Coordenadora Local do Pnaic e Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Isabel Menezes, esse compromisso em prol da educação conta também com os diretores escolares, pedagógicos e especialistas, para garantir às crianças a apropriação da leitura e do sistema de escrita, na perspectiva do letramento. “É direito de cada criança e compromisso de todas nós a plena alfabetização na idade certa. Para esta ação articulada, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação valorizam e apóiam os professores na formação, que é uma das ações do pacto nacional”, ressalta.

 

Durante o evento haverá mostra de materiais produzidos e utilizados ao longo do ano letivo pelos profissionais envolvidos nas formações. Segundo Izabel é importante destacar a satisfação dos professores com os resultados obtidos por meio do pacto. “O Pacto não veio como uma imposição do governo, mas uma oportunidade de formação continuada para os professores que mudou por completo a prática pedagógica. Para 2014 a formação será na alfabetização em Matemática”, destaca.

 

O seminário voltado para professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação, diretores e especialistas será realizado na Escola Municipal Otávio Olimpio de Oliveira, localizado na rua Alameda Rio Araguaia nº 501 no bairro Tietê.