Criança foi atendida no posto de saúde central; Unidade foi fechada por duas horas para desinfecção

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) confirmou, na manhã desta terça-feira (01), um caso suspeito de sarampo no município. Segundo informações preliminares, o paciente é um homem, de 51 anos, que foi atendida na unidade de saúde, da região central.

O secretário de saúde, Amarildo de Souza disse que Divinópolis tem uma cobertura vacinal dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde. Porém, a pasta não descarta a possibilidade de surgirem casos de sarampo na cidade, devido ao município receber pessoas de outras cidades e possuir habitantes que também viajam.

Souza também informou que a após a constatação, a Semusa realizou o procedimento padrão de prevenção, fechando a unidade central por duas horas e a desinfecção do local, para que não haja a possibilidade de contaminação aos outros demais usuários.

“A vigilância epidemiológica agora faz a notificação e a investigação, tanto com a família, quanto os vizinhos de onde a paciente mora”, disse o secretário, na manhã desta terça.

Ainda de acordo com a Semusa, este é o segundo caso suspeito da doença em Divinópolis, no ano. O primeiro foi descartado, no primeiro semestre.

Dados no estado

De acordo com o último boletim informativo do Sarampo, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), no dia 25 de setembro, 26 casos da doença foram confirmados em Minas, neste ano.

Dentre este número, 09 casos são de Uberlândia, 07 de Belo Horizonte, 03 de Juíz de Fora e 02 de Ribeirão das Neves. Betim, Itaúna, Muriaé, Pedralva e Unaí possuem um caso cada.

Atualização: Durante a manhã desta terça (01), a Semusa divulgou que a vítima se tratava de uma criança, mas à tarde, a assessoria de comunicação do Executivo confirmou que, na verdade, o paciente é um homem, de 51 anos.