As atividades físicas começam dia 06 (Foto: Divulgação)

O Projeto Saúde Certa, desenvolvido pela Prefeitura de Divinópolis, começa a ser desenvolvido entre usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) “Morada Nova”. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) consiste em um programa de acompanhamento clínico, laboratorial, nutricional e físico por um período de três meses. 21 pessoas participam do primeiro grupo.

Os participantes passaram por uma avaliação médica e física e se comprometeram, durante três meses, a participar de caminhadas semanais durante três vezes por semana. Além de realizarem, semanalmente, avaliação peso, pressão arterial (PA) e passarem por orientações nutricionais em grupo.

Nesta segunda-feira (29) acontecerá na ESF Morada Nova um encontro com as 21 pessoas que participam do “Saúde Certa”. A médica desta unidade, Flávia Rachid Amaral irá fazer a distribuição das dietas sugeridas para cada participante. A dieta foi composta levando em conta as necessidades de cada participante, apontadas na avaliação que cada um fez para ser inserido neste projeto. Foram considerados elementos indicados em exames e no peso alterado.

As atividades físicas começam dia 06 (Foto: Divulgação)

As atividades físicas começam dia 06 (Foto: Divulgação)

As atividades físicas começam no dia 06 de julho e terá acompanhamento de profissionais.

 “Participam do Saúde Certa pessoas com problemas alimentares, de peso ou que apresentem outros males que comprometam a saúde. Ao estimulá-las à prática da boa alimentação e de atividade física a equipe envolvida no projeto quer garantir uma melhor qualidade de vida e que estas pessoas sirvam de exemplo para outras”, destaca a referência de gestão do ESF Morada Nova, Telma Alves Pinto.

Os 21 usuários que participarão do “Saúde Certa” têm em média 40 anos e muitos apresentam doenças preexistentes como diabetes, hipertensão, obesidade e depressão. A participação neste projeto é um suporte no tratamento destas enfermidades.