Há vagas também para o curso técnico de desenvolvimento de sistemas; Saiba como se inscrever
O Senac em Divinópolis está oferecendo três cursos técnicos gratuitos, são eles: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Enfermagem. Eles fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
De acordo com o programa, trata-se de uma iniciativa de educação inclusiva, voltada para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não seja maior que dois salários-mínimos.
Para se inscrever, os interessados devem comparecer presencialmente na unidade do Senac em Divinópolis (Avenida Antônio Olímpio de Morais, 293 – Centro) e apresentar:
- documento com foto,
- CPF,
- comprovante de residência e
- comprovante escolar.
Menores de idade deverão comparecer acompanhados dos responsáveis legais.
“Os cursos técnicos oferecidos pelo Senac se destacam como referência na formação profissional dos jovens. Assim, proporcionando diferenciais competitivos para sua inserção no mundo do trabalho.”, Reisla de Oliveira, supervisora pedagogia do Senac em Divinópolis.
O principal diferencial, conforme Reisla, é o Modelo Pedagógico Senac (MPS). Trata-se, então, de um enfoque inovador que se concentra no desenvolvimento das principais competências para a atuação ocupacional.
“Este modelo quebra a tradicional separação entre teoria e prática, priorizando exercícios pedagógicos ativos, inovadores, integradores e colaborativos, com ênfase no protagonismo do aluno”, explica
Diferenciais dos cursos técnicos gratuitos do Senac
Ainda sobre o diferencial pedagógico da instituição, ela complementa que o núcleo da metodologia se baseia no conceito de ação-reflexão-ação. Desta forma, estimulando a aprendizagem por meio da prática e análise reflexiva das ações. Além disso, conecta a realidade do mundo do trabalho com as experiências prévias dos alunos.
“Essa abordagem propicia uma aprendizagem significativa, superando o paradigma tradicional centrado na transmissão de conteúdo. E, prepara os jovens de maneira abrangente para os desafios profissionais, consolidando o Senac como uma instituição de excelência na formação técnica”.
De acordo com a pesquisa “Inclusão produtiva de jovens com ensino médio e técnico-profissional: experiência de quem contrata”, conduzida pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho, e Arymax, a formação técnica proporciona mais oportunidades de emprego e crescimento profissional. Indivíduos que optam pelo ensino técnico apresentam uma probabilidade 81% maior de conseguir emprego, além de maiores perspectivas de permanência e ascensão nas empresas. Em processos seletivos de grandes empresas, o diploma de curso técnico é identificado como o principal diferencial na avaliação curricular para o preenchimento de vagas.