A exposição pode ser visitada até sexta-feira (Foto: Divulgação/Fiemg)
A exposição pode ser visitada até sexta-feira (Foto: Divulgação/Fiemg)

A exposição pode ser visitada até sexta-feira (Foto: Divulgação/Fiemg)

Trabalhos desenvolvidos pelos 60 alunos dos cursos de Confecção Industrial e Confecção e Moda do SENAI – Serviço Nacional da Indústria Unidade Anielo Greco, em Divinópolis, estão disponíveis para visitação na I Mostra Criativa desenvolvida pela instituição. A abertura aconteceu nesta quinta-feira (04), com projeção de vídeos e visita guiada pelos alunos.

De acordo com o Diretor do SENAI, Cristiano Jácome, a exposição tem o objetivo de apresentar à sociedade o trabalho que é desenvolvido pela unidade, na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado confeccionista em áreas que apresentam carência de mão de obra, como design e criação.

“Os alunos que o SENAI forma entram para o mercado com uma importante bagagem e bem preparados para desenvolver esse trabalho”, afirmou.

O Diretor comentou ainda que ações como esta buscam fortalecer todo o Polo Confeccionista de Divinópolis que, nos últimos anos, perdeu espaço para outras regiões do País, como o Nordeste e o Paraná, cujos Polos já ultrapassam o de Divinópolis, não só em volume de produção, mas em volume de vendas.

“Esse trabalho do SENAI busca resgatar nossa tradição. A intenção é que esse projeto venha reforçar toda nossa cadeia produtiva confeccionista”, pontuou.

Como contou o Instrutor do Curso de Confecção e Moda, Taquinho Rodrigues, a exposição estava prevista para o início de novembro, quando acontece a Semana de Design, mas, em função da proporção que tomou, com a inserção de palestras e oficinas, foi transferida para esta semana, quando espera receber visitas da comunidade.

“Desde o início do semestre estamos reunindo os trabalhos com o objetivo de mostrar no final. Nosso objetivo é alavancar o conhecimento dos alunos, além de apresentar a Divinópolis o trabalho que eles desenvolvem”, finalizou.

Exposição

A mostra, além de abordar a inovação na produção confeccionista, explora ainda a questão da sustentabilidade na moda, apresentando peças produzidas com material reciclável, como papel copos e canudos. São vestidos de noiva, roupas de festa, curtos, logos, com bordados e detalhes, todos feitos com material que iria para o lixo.