Senai reitera compromisso com a formação cidadã e repudia qualquer forma de preconceito
O SENAI Anielo Greco, localizado em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas lamentou profundamente o episódio de injúria racial ocorrido nas dependências da unidade.
O caso se tornou público após a mãe de uma aluna publicar um vídeo nas redes sociais expondo o ocorrido.
- PIB de Minas cresce 1,4% no 1º trimestre de 2025 e amplia participação na economia nacional
- Comitiva de autoridades brasileiras contesta Itamaraty após deixar Israel em voo fretado
- Audiência pública: Vereadores vão emitir nota de repúdio contra repasse da Uemg para a União
- Projeto “Mãos que Aquecem” confecciona e doa meias de lã para idosos em Carmo do Cajuru
- Senac implanta laboratório com manequim realista em Divinópolis
No vídeo, gravado na porta da instituição a mãe da adolescente, dizendo que sua filha tinha sido vitima de racismo por um companheiro de classe.
Além disso, a mãe da vítima, afirma que estava gravando o vídeo como mãe, cidadã, negra e com muito orgulho e que não iria deixar a filha passar por isso.
Posicionamento do Senai
A instituição esclarece que, neste caso, um aluno menor de idade proferiu ofensas racistas contra uma colega, sem que nenhum colaborador da entidade estivesse envolvido.
Desde que soube do ocorrido, o SENAI tomou medidas imediatas para apoiar a vítima e sua família.
“O SENAI escutou, acolheu e garantiu à vítima e sua mãe a devida apuração dos fatos e a tomada das providências cabíveis”, destacou o comunicado oficial.
Além disso, a instituição explicou que foi necessário um tempo mínimo para realizar diligências e analisar as metodologias pedagógicas previstas.
“Esse tempo acordado entre as partes, garantindo, assim, a transparência e a seriedade no trato do assunto”, informou a nota.
No que diz respeito às medidas disciplinares, o SENAI afirmou que considerará o contexto social e familiar do aluno envolvido.
“O SENAI age no sentido de educar os jovens para além da competência técnica, acreditando no processo de formação cidadã e preparando o indivíduo para viver em sociedade com respeito e dignidade”, declarou.
Em adição, a entidade reafirmou seu compromisso com a formação integral do indivíduo e explicou que as medidas disciplinares visam educar e recuperar o aluno.
“O SENAI reafirma seu repúdio a qualquer tipo de preconceito e se coloca como parceira da sociedade no processo de transformação cidadã”, conclui.