Senai se posiciona sobre fechamento de unidade em Itapecerica

Cerca de 11 anos após a instalação da unidade, sede física será desocupada por estratégia da Fiemg

Onze anos após a instalação em Itapecerica, o Senai fechou a unidade física na cidade. O comunicado oficial foi feito na última semana pelo prefeito, Wirley Reis (PHS), conhecido como Têko, e confirmado nesta terça-feira (28) pela instituição ao PORTAL GERAIS que tratou a decisão como “estratégia” da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

 Inaugurada ainda na gestão do então prefeito, Antônio Dianese, a entidade formou ao longo da última década cerca de 1,2 mil alunos para atuarem nas indústrias da região. Durante esse tempo, a unidade funcionou em imóvel cedido pelo município, localizado à rua João Ferreira Maia, 30, no centro de Itapecerica.

Em 2019, em função de problemas estruturais o prédio precisou passar por reforma.

“E, desde então, por decisão estratégica da Fiemg, que visa uma parceria nova, o imóvel não será mais utilizado para as atividades da instituição”, informou a entidade.

De acordo com o Gerente Regional Sesi/Senai, Rodrigo Morato, a unidade de Itapecerica atendia às demandas das indústrias locais na formação de jovens aprendizes através dos cursos de Aprendizagem Industrial.

“Oferecemos cursos nas áreas de Eletroeletrônica, Mecânica Industrial e, principalmente, Confecção de Calçados, mas nos últimos seis meses a demanda solicitada ao Senai Itapecerica foi somente para segmento calçadista”, enfatizou.

Parcerias

O gerente da Unidade do Senai de Cláudio, Alessandro Santiago – unidade hoje responsável pelo atendimento em Itapecerica – uma parceria firmada com a principal indústria do segmento na cidade vai dar continuidade a esse atendimento.

“A partir desse ano, fizemos uma parceria com a Calçados Addan e vamos operacionalizar o curso de Aprendizagem Industrial em Pesponto de Calçados, na própria empresa. O Senai não vai sair de Itapecerica, continuaremos formando profissionais capacitados para atender a indústria e assim valorizar os jovens da cidade”, explicou.

A indústria vai disponibilizar, sem custo para o Senai, o espaço adequado para as aulas e algumas máquinas para a realização das práticas. Serão duas turmas, com aproximadamente 40 alunos no total, selecionados de acordo com o perfil da empresa, focando principalmente os filhos de seus funcionários.

A entidade ficará responsável pela contratação do instrutor e vai fornecer todo o suporte técnico e pedagógico.

As demais demandas pontuais de cursos, aperfeiçoamento e qualificação profissional, deverão ser oferecidos através de unidades móveis, visando a redução de custos e otimização de recursos para operacionalização.

Atendendo à solicitação do prefeito, foram apresentadas três propostas de cursos que atendem ao perfil industrial da cidade e estão sendo avaliadas. O Senai aguarda aprovação para iniciar o trabalho.

Destinação do prédio

Em nota publicada nas redes sociais, o prefeito afirmou que embora a utilização de escolas móveis “não seja a considerada ideal pela administração municipal, foi a que se mostrou possível”.

Os cursos solicitados por Têko foram: Eletricista Predial de Baixa Tensão e Modelista de Roupas ou Costureiro Industrial do Vestuário.

O prédio até então ocupado pelo Senai irá receber, já no ano letivo de 2020, a Creche Municipal Maria Percília, atualmente localizada no bairro Bom Jesus.

“Com a mudança de endereço, a creche passará a oferecer 100 vagas, mais que o dobro das 45 vagas disponibilizadas até o ano passado. O local irá abrigar ainda o Centro de Convivência do Idoso e um espaço multiuso para a prática e ensino de jiu-jitsu e danças diversas”, informou.

A Prefeitura já estuda parcerias para, após a conclusão das obras da Creche ProInfância, no bairro Oliveira Morais, viabilizar a implantação de cursos técnicos ou de nível superior no imóvel que era ocupado pelo Senai, de modo a dar ao espaço a melhor destinação possível.

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.