Direito preventivo, curso para vereadores e pesquisa de satisfação do judiciário são os principais projetos da próxima gestão

O advogado Sérgio Martins foi reeleito por unanimidade para o cargo de presidente do Conselho administrativo da Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas (AACO/MG). Ele ficará à frente a entidade pelo próximo triênio 2019/2022.

A eleição foi realizada nesta quarta (27), em Divinópolis. Todos os membros da chapa anterior foram mantidos. Já a vice-presidência será assumida pela advogada de Nova Serrana, Márcia Gabrielle.

Novos projetos

Três projetos irão nortear o próximo mandato. Um deles, já iniciado na gestão anterior, é a pesquisa de satisfação e desempenho da justiça comum em Divinópolis.

Serão enviados formulários onlines para todos os advogados. A partir das respostas, eles serão transformados em dossiê, com gráficos.  

“Eles serão apresentados para a administração do Fórum de Divinópolis”, explica o presidente reeleito.

Dr. Márcia e Dr. Sérgio, vice e presidente da AACO, respectivamente (Fotos: Divulgação)

Direito preventivo

A nova gestão também será focada no direito empresarial preventivo. A proposta é desenvolver um projeto para treinamento de advogados para atuarem de forma preventiva em empresas.

“Iremos oferecer treinamentos para os advogados para que eles saibam atuar, dentro das empresas, exclusivamente ou preferencialmente, de forma preventiva, sabendo todos os pontos fracos da empresa. A ideia é diminuir todos os problemas que as empresas possuem hoje, de maneira contenciosa, seja trabalhista, meio ambiente, tributário”, esclarece.

Legislativo

As propostas também foram pensadas para desempenharem um papel importante no setor público. Entre os projetos está o “curso prático para os atuais vereadores e para aqueles que têm pretensão de se candidatarem em 2020”.

“Vamos fazer vários módulos, com advogados, para poder passar para quem for candidatar a vereador, em 2020, as noções básicas. Como atuar dentro do Legislativo. Eles receberão certificados da Associação dos Advogados, juntamente com uma parceria que estamos formando com uma instituição de ensino, que irá chancelar esse projeto”.

Fim das comissões

Focada em ações voltadas para a comunidade, a partir deste mandato o estatuto passou por reformulações. Uma das mudanças é o fim das comissões. Elas foram transformadas em duas coordenadorias. A partir delas, as iniciativas e medidas da entidade serão divididas entre os demais associados.

Para a coordenadoria dos Projetos Jurídicos foi eleito o advogado, Eduardo Augusto Silva Teixeira e como Coordenadora dos Projetos Técnicos, Fernanda Nascimento.

“Esta será uma gestão mais participativa com apoio jurídico e institucional em defesa dos interesses e dos direitos de toda sociedade civil da região Centro-Oeste, em parceria com os demais órgãos fiscalizadores Municipais, Estaduais e Federais”.