Portal Centro-Oeste

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) divulgou relatório sobre atendimentos às pessoas em situação de rua em Divinópolis. De janeiro a março, o Serviço de Acolhimento à população da Prefeitura de Divinópolis realizou 179 atendimentos na rua.

No trimestre, foram acolhidos na Casa de Acolhimento 54 migrantes num período inferior a 72 horas. Onze usuários foram desligados do serviço por superação de vulnerabilidade no trimestre; e 47, desligados por desistência.

A Semds realiza o monitoramento, por meio do Serviço de Abordagem, que é responsável por localização, contato, vínculo e encaminhamento da população em situação de rua à Casa de Acolhimento e por outros serviços que possam recebê-los, inclusive os de saúde, quando há algum agravo. Alguns aceitam participar dos projetos sociais, e outros preferem ficar nas ruas.

Além da Casa de Acolhimento, o Serviço do Migrante oferece retorno de pessoas desprotegidas socialmente e em trânsito por Divinópolis às suas cidades de origem. De janeiro a março, 172 usuários foram atendidos por demanda espontânea.