Devido à pandemia, o cronograma do veículo foi suspenso; A pasta elabora um plano de retorno das atividades junto com a Vigilância Sanitária

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reativará o micro-ônibus para transportar usuários para encontros interativos entre núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Devido à pandemia, o cronograma do veículo foi suspenso, mas a pasta elabora um plano de retorno das atividades junto com a Vigilância Sanitária, atendendo aos protocolos de classificação de ondas do plano Minas Consciente. “Uma vez liberadas as atividades, especialmente do Serviço de Convivência, o micro-ônibus começará a rodar para realizar os encontros intergeracionais dos usuários”, disse Luciana Araújo, diretora de Administração e Interface com Políticas Socioassistenciais.

O automóvel está adaptado e tem capacidade para 23 passageiros, um motorista e um cadeirante. O propósito do veículo é melhorar a articulação entre os serviços e a convivência entre usuários.

A Semas usa o micro-ônibus para a convivência entre os grupos do Programa de Atendimento Integral à Família (Paif) que faz a locomoção dos usuários para participação e interlocução entre grupos. O veículo é também usado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para transportar crianças, adolescentes, adultos com deficiência e idosos que são assistidos nos núcleos para realizar atividades intergeracionais conjuntas.

A porta de entrada ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e ampliação do acesso dos direitos de cidadania é o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que referencia e acompanha famílias em situação de vulnerabilidade social.

Existem sete núcleos do Serviço de Convivência em Divinópolis: Salviano Avelar, no Danilo Passos I; Centro de Convivência do Idoso, no Danilo Passos II; Centro de Artes e Ofícios, no Danilo Passos II; Jardinópolis, no bairro Jardinópolis; Divina Luz, no Sagrada Família; Vila de Nazaré, no bairro Fazenda das Chácaras; e Pão da Alma, no Santa Lúcia.