Os servidores irão apresentar ao prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) uma contraproposta ao impasse envolvendo o índice de revisão anual (gatilho) e também o piso de um salário mínimo e meio. A decisão foi tomada durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram) realizada nesta segunda-feira (05). A categoria também decidiu pela formação de uma comissão para acompanhar as negociações.

A proposta do prefeito foi apresentada pela diretoria do Sintram aos servidores.

“Cumprindo o seu papel de canal institucional de diálogo entre os servidores e a administração, o Sintram ouviu o prefeito e trouxe uma proposta para o debate, cabendo a assembleia da categoria tomar uma decisão”, declarou.

Uma comissão foi formada pelos servidores (Foto: Divulgação/Sintram)

Uma comissão foi formada pelos servidores (Foto: Divulgação/Sintram)

Após a manifestação de vários servidores no debate, ficou aprovada a proposta do servidor Wellington Silva. A ideia é propor ao Executivo a instituição do salário mínimo municipal de Divinópolis que será igual ao nacional (Constituição Federal prevê no art. 7º, IV, que nenhum trabalhador pode receber menos do que o mínimo).

Após isso, será criado o piso do servidor público municipal sendo que o mesmo não será inferior ao valor de um salário mínimo e meio municipal. Além disso, o reajuste para toda categoria será a soma da inflação dos últimos 12 meses acrescido do percentual de crescimento do PIB municipal. A assembleia também deliberou a data base para fevereiro.

Comissão

Além do jurídico da Prefeitura, Sintram e Câmara Municipal, os servidores deliberaram que deverá compor a Comissão de Negociação para elaboração do Projeto de Lei do Executivo um trabalhador de cada setor da administração, sendo que foram eleitos também suplentes de cada membro. Foi acertada a convocação de uma nova assembleia, ainda no mês de outubro, para discutir os desdobramentos dos debates da comissão, informando os servidores e deliberando novas ações.

Trâmites

Um ofício com a contraproposta foi repassada para o prefeito (Foto: Divulgação/Sintram)

Um ofício com a contraproposta foi repassada para o prefeito (Foto: Divulgação/Sintram)

A presidente Luciana Santos enviou ofício ontem (06) ao prefeito Vladimir Azevedo, solicitando reunião para dar início aos trabalhos de negociação no sentido de preservar as conquistas dos servidores, eliminando quaisquer riscos de inconstitucionalidade.

“A categoria foi ouvida e iremos dar seguimento a esse debate sempre com a missão de preservar as conquistas dos servidores”, finalizou Luciana.