Prefeito, vice, secretários e comissionados não terão aumento
Portal Centro-Oeste
A recomposição salarial para os servidores efetivos, aqueles aprovados em concurso, e os inativos, será de 3% em 2018. O percentual é superior ao registrado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, indexador oficial para correção, que acumulou variação de 1,94% entre dezembro de 2016 e novembro de 2017. O reajuste, proposto pela Prefeitura de Itaúna, foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo na tarde de quinta-feira, 25 de janeiro.
O reajuste será pago retroativo aos vencimentos devidos no mês de dezembro de 2017, com aplicação a partir de 1º de janeiro e está em consonância com os indicadores econômicos, conforme previsto na Lei Orgânica. O percentual aprovado foi definido em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos de Itaúna – Sindserv.
Pelo projeto de lei, prefeito, vice-prefeito, secretários, diretores de autarquia, o que inclui o Instituto Municipal de Previdência – IMP, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, além dos cargos comissionados e estagiários não terão aumento de salário. A decisão de não conceder reajuste aos detentores de cargos eletivos, agentes políticos e servidores lotados nas funções “de confiança” foi justificada.
“A definição foi embasada nos reflexos da crise econômica, que ainda afetam todo o país, gerando dificuldades para que os municípios mantenham em dia as obrigações”, versa a matéria.