Amanda Quintiliano
Pelo menos 300 servidores municipais de Divinópolis aprovaram, no final da tarde desta quarta-feira (19), uma paralisação de um dia. Na quinta-feira da próxima semana, dia 27 de março, a categoria vai cruzar os braços para pedir melhorias no serviço público, reajuste salarial, atualização do tíquete alimentação e para protestar contra o projeto EM 056/2013 que prevê a extinção do cargo de auxiliar de serviços.
A aprovação foi durante assembleia conjunta do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd). A defasagem salarial foi o principal ponto discutido pelos servidores que querem aumento real, além da adequação do tíquete alimentação que está defasado conforme prevê a lei.
A categoria também aprovou como item da pauta de reivindicações a realização de um concurso público com nomeação, auditoria na Diviprev, mudança na data base de março para janeiro e a elaboração de uma carta à população. Outro item é uma denúncia no DENASUS quanto à reformulação do sistema de saúde. Para alguns servidores as mudanças foram aprovadas de forma irregular pelo Conselho da Saúde.
Os servidores também irão se unir ao movimento nacional que reivindica a manutenção dos planos de carreira e a exigência de que o governo federal invista 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.
Para o professor Claudemir Cunha todos os itens aprovados devem ser levados à rua e a conhecimento do restante dos servidores que não participaram da assembleia.
“Hoje está todo mundo aqui entusiasmado e eufórico, mas essa mesma euforia e esse entusiasmo devem ser levados lá para fora, para a gente reivindicar e mobilizar”, defendeu.